Levantamento da Superintendência de Vigilância Sanitária (SVS) mostra que as 15 mil doses da CoronaVac recebidas neste domingo, 7, pelo Governo do Estado do Amapá, serão suficientes para imunizar 100% dos idosos acima de 85 anos nos 16 municípios do Estado.
Os primeiros a receberem a vacina serão os idosos a partir de 90 anos, conforme escalonamento feito pelos municípios e o Estado. Em seguida, serão imunizados aqueles com idade entre 85 a 89 anos.
Os critérios para aplicação são objetivos e o escalonamento é definido pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), formada por secretários municipais de saúde e o Estado
“Temos 15 mil doses no total, assim garantimos a primeira e a segunda doses, conforme o escalonamento que fizemos. Temos hoje, conforme o banco de dados da SVS, 1.491 idosos com 90 anos ou mais. Vamos garantir a vacinação de 100% dessas pessoas. Depois tem um quantitativo de 5 mil pessoas com idade entre 85 a 89 anos, essas também serão 100% vacinadas”, explicou Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS.
Distribuição
Os municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari já receberam as doses da nova remessa. Outros municípios estão recebendo as vacinas durante a tarde desta segunda-feira, 8, e, finalmente, o município mais setentrional do Estado, Oiapoque, receberá as dosagens da CoronaVac às 19 horas.
A distribuição por município, com o envio também das reservas técnicas das remessas anteriores, totalizando 8.040 doses, ficou assim:
Segunda dose
Também foi enviada aos municípios a segunda dose dos trabalhadores da saúde e idosos institucionalizados que receberam a vacina no dia 19 de janeiro. A CoronaVac tem o intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda dose, completando o ciclo de imunização.
AstraZeneca
Aqueles que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca só receberão a segunda dose com 90 dias, como estabelecido pelo laboratório que produz o imunizante.
Maksuel Martins/Secom