quarta, 08 de janeiro de 2020 - 11:29h - 4331
Com 28 profissionais cedidos pelo Estado, Macapá começa a administrar centro odontológico
São 10 cirurgiões dentistas e 18 técnicos em odontologia que farão atendimento especializado no centro administrado pela prefeitura.
Por: Elmano Pantoja
Foto: Elmano Pantoja/Sesa
CEO fica localizado na Avenida José Tupinambá, entre as ruas Jovino Dinoá e Leopoldo Machado, no bairro Laguinho

O Governo do Amapá cedeu 28 profissionais – 10 cirurgiões dentistas e 18 técnicos em odontologia – que serão responsáveis pelo atendimento no primeiro Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da capital, serviço que antes era administrado pelo Estado e agora será gerido pela prefeitura.

Na manhã desta quarta-feira, 8, o novo espaço foi inaugurado, durante solenidade com a presença do presidente do Senado, Davi Alcoolumbre, e do prefeito de Macapá, Clécio Luís. O secretário de Estado da Saúde, João Bittencourt, representou o governador do Amapá, Waldez Góes, na cerimônia.

Segundo ele, a parceria é importante para descentralizar o serviço que antes era prestado somente pelo Estado.

"Em outros estados, serviços especializados como este já foram municipalizados, e, hoje, também estamos concretizando isso através desta unidade. A assistência odontológica é um serviço que vamos continuar tendo na rede, mas, agora, também, de forma descentralizada, o que nos ajuda a concentrar esforços para melhorar a qualidade da prestação de assistência em outras áreas", falou Bittencourt.

A unidade já era um centro odontológico que foi gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) por dois anos. Agora, a gerência passa para a Prefeitura de Macapá, mantendo o Estado a disponibilidade de profissionais. No local, serão realizados procedimentos em endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de gengiva e osso), odontopediatria (até 12 anos) e radiologia.

"Aqui, nós temos uma finalidade em comum, que é ofertar o serviço à população, e, para isso, contamos com o apoio do governo na disponibilidade de parte dos profissionais que farão o atendimento. É um serviço que já vem da atenção básica e que agora vai ter sua continuidade especializada também pelo Município", reforçou o prefeito Clécio Luís.

As agendas de atendimento encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) começarão a ser feitas a partir de quinta-feira, 9. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, de 7h às 13h, e de 13h às 19h. O centro tem capacidade para atender a 48 pacientes por dia, e realizar 20 películas de radiologia.

O CEO fica localizado na Avenida José Tupinambá, entre as ruas Jovino Dinoá e Leopoldo Machado, no bairro Laguinho.

A manutenção da unidade e compra de insumos foram garantidas através de uma emenda de R$ 15 milhões pelo senador Davi Alcolumbre.

"Do total do recurso, quase R$ 700 mil foram usados para equipar o centro. Estamos trabalhando para fortalecer a saúde do município, que concentra a maior população do estado, e, com isso, ajudar a desafogar a demanda que o governo recebe", disse.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Elmano Pantoja e André Rodrigues

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá