Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 07 de dezembro de 2018 - 20:14h
Casa do Artesão reabre as portas para visitação e venda de artesanato
Totalmente revitalizada pelo Governo do Amapá, a Casa do Artesão reinaugura oficialmente nos próximos dias.
Por: João Clésio
Foto: Ascom/Sete
São mais de 30 mil peças em madeira, cerâmica, cipó, sementes e as manualidades colocadas à venda

A partir deste sábado, 8, a Casa do Artesão, localizada na Praça Beira-Rio, em Macapá, reabre as portas para visitação e comercialização de peças artesanais. O funcionamento será das 15h às 21h. O local passou por obras de reforma e revitalização no telhado, rede elétrica, hidráulica, pintura e ambientes externos. Os serviços foram realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf). O espaço será reinaugurado oficialmente nos próximos dias.

A Casa do Artesão é ligada à Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). São mais de 30 mil peças em argila, cerâmica, cipó, madeira, sementes, quadros, entre outros materiais que estarão à venda. A maioria é consignada de artesãos da capital e demais municípios do Estado.

A novidade é uma área reservada para a manualidade. Pela primeira vez, os trabalhadores manuais individuais e os membros de empreendimentos econômicos solidários terão a oportunidade de expor e comercializar suas peças dentro da Casa do Artesão. O espaço funcionará no primeiro piso. O objetivo é gerar oportunidades de negócios para mais de 100 profissionais cadastrados pela Coordenadoria de Empreendedorismo da Sete. Essa era uma reivindicação antiga da categoria e que, agora, está sendo atendida pelo governo do Estado.

A Casa do Artesão também vai abrigar, em breve, a Galeria Mestres Artesãos. É uma exposição permanente com fotos que contam a história de artesãos pioneiros do Amapá. “A reabertura da Casa do Artesão era aguardada com muita ansiedade pelos artesãos amapaenses. É um espaço estratégico e que recebe um bom público, tanto local, quanto nacional e internacional. Os artesãos estão na expectativa de boas vendas neste fim de ano”, disse a secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Maraína Martins.

Em 2017 o espaço necessitou passar por uma nova reforma. Para que não ocorresse interrupção nas vendas de artesanato e atendimento ao público, a Sete fez uma parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Durante o período da reforma no prédio, as peças e as vendas de artesanato foram transferidas para o salão cultural do Monumento Marco Zero do Equador, na zona sul de Macapá, que funciona como um anexo da Casa do Artesão. A Sete já havia implantado, em 2016, outro ponto de exposição e vendas de artesanato no Museu Sacaca, local estratégico e bastante frequentado por turistas. E em novembro de 2018, visando difundir ainda mais o artesanato amapaense, a secretaria inaugurou uma vitrine da Casa do Artesão no Aeroporto Internacional de Macapá.

Os três espaços reúnem atualmente mais de 30 mil peças de artesanato, a maioria produzida por artesãos de Amapá, Calçoene, Oiapoque, Arquipélago do Bailique, Mazagão Novo e Velho, Tartarugalzinho, Macapá, Ferreira Gomes, Porto grande, Maruanum, Torrão do Matapi, Pedra Branca do Amapari, Laranjal do Jari, Maracá, áreas indígenas como: Wayana, Tukue, Waiãpi e Palikur, além de Afuá (PA). São mais de 130 profissionais cadastrados.

De janeiro a novembro de 2018, a Sete, por meio da Coordenadoria do Artesanato, responsável pela gerência da Casa do Artesão, consignou cerca de 300 mil peças. Para garantir uma melhor acomodação das peças em exposição, o governo realizou a compra de novos módulos expositores e a revitalização das barracas da Feira de Artesanato, que ficam em frente à Casa do Artesão.

Horários de funcionamento

Aos sábados e domingos, a Casa do Artesão vai funcionar no horário das 15h às 21h. De terça a sexta-feira, o funcionamento será das 09h às 21h. O prédio não abre às segundas-feiras para a venda de peças.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá