sábado, 07 de novembro de 2020 - 16:43h - 4586
Ministério de Minas e Energia recupera transformador e fornecimento de energia ocorrerá por meio de rodízio
CEA está finalizando planejamento para rodízio, que ocorrerá de 6 em 6 horas em todo o estado.
Por: Cassio Albuquerque
Foto: Divulgação
Com exceção dos serviços essenciais, as demais unidades consumidoras passarão por rodízio de energia em intervalos de 6h em 6h.

O fornecimento de energia no Amapá começou a ser recuperado parcialmente neste sábado, 7. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o transformador da subestação Isolux foi recuperado e conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) às 5h05, garantindo a segurança necessária para a distribuição do produto.

Inicialmente, o restabelecimento ocorreu de forma parcial em Macapá. Nesta manhã, o nível de carga do transformador chegou em 100 MW. De acordo com o diretor presidente da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Marcos Pereira, é necessário chegar à 120 MW, além dos 30 MW de carga que estão sendo disponibilizados através da Usina de Coaracy Nunes para atender, ainda que de forma limitada, os 13 municípios afetados com o apagão.

“Vamos receber ao longo do dia cerca de 50% a 60% da energia necessária para suprir as necessidades dos consumidores do estado. Diante desta limitação, a CEA fará o controle desta distribuição, atendendo prioritariamente os serviços essenciais e posteriormente os demais segmentos”, declarou.

Rodízio de energia

Com exceção dos serviços essenciais, as demais unidades consumidoras passarão por rodízio de energia em intervalos de seis em seis horas em todo o Estado. O planejamento está sendo conduzido pela CEA e o cronograma será divulgado ainda neste sábado.

“Os consumidores já devem estar preparados para este rodízio e tomarem as medidas de segurança e de economia de energia necessárias até que seja implantado os demais transformadores que permitirão a companhia atender de forma integral todo o estado”, explicou o presidente da CEA.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá