Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 07 de novembro de 2017 - 10:05h
Comunidade aprova gestão compartilhada com a Polícia Militar em escola de Santana
Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo Franco funcionará com gestão compartilhada entre Governo do Estado e PM a partir de 2018.
Por:
Foto: Lilian Miranda/PM
Comunidade votou sim pela implantação da gestão compartilhada na Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo Franco.

A implantação da gestão compartilhada na Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo Franco, entre o Governo do Estado e a Polícia Militar, teve 100% de aprovação pela comunidade santanense. A votação foi realizada durante audiência pública no último sábado, 4, na quadra da escola situada na Área Portuária do município. O colégio passará a funcionar neste modelo a partir do ano letivo de 2018.

A audiência pública foi conduzida por representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Polícia Militar, União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa), entre outras autoridades, além da comunidade escolar. Na oportunidade, os responsáveis dos estudantes puderam entender o a nova dinâmica administrativa e pedagógica da escola, tiraram suas dúvidas, e, por fim, votaram sim pela implantação da gestão compartilhada na unidade de ensino.

A audiência pública também contou com a participação da gestora escolar e estudantes da Escola Estadual Antônio Messias, que fica no bairro Zerão, e já funciona com gestão compartilhada com a PM. Na ocasião, os alunos deram seus depoimentos sobre a melhora na qualidade de ensino na unidade e também na mudança de comportamento dos alunos.

As escolas com gestão compartilhada desenvolvem projetos sociais dos órgãos de segurança já conhecidos como o Peixinhos Voadores, Cidadão Mirim, Proerd, entre outros. Também são desenvolvidas ações de cidadania, valores morais e éticos que ajudam no aprendizado escolar e comportamento do aluno e, consequentemente, refletem positivamente nos índices educacionais e na diminuição da evasão escolar.

A implantação do modelo de gestão compartilhada na escola de Santana foi discutida com o corpo docente da unidade e com as lideranças da comunidade durante vários encontros. A comissão reuniu com as lideranças do bairro, com a coordenação pedagógica da escola e com o corpo docente do colégio.

A próxima etapa, que será concluída até o final deste ano, consistirá na transição da mudança do gestor escolar e no alinhamento administrativo e pedagógico do colégio. Para estudar no Professor Afonso Arinos de Melo Franco, o estudante fará o mesmo procedimento para a matrícula realizado em outras escolas, facilitando o acesso por meio da inscrição na Chamada Escolar.

Para funcionar em gestão compartilhada, a escola deve obedecer alguns critérios: como a localização; possuir ampla estrutura física e estar inserida em uma área de vulnerabilidade social, avaliados pela comissão do órgão de segurança pública. Atualmente, a escola Professor Afonso Arinos de Melo Franco conta com 640 alunos matriculados nos ensinos fundamental I e II, além do atendimento de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá