sábado, 07 de novembro de 2020 - 23:53h - 2807
CEA inicia rodízio no fornecimento de energia no Amapá
Medida visa garantir fornecimento de forma equilibrada ao consumidor até normalização do serviço. Rodízio funciona de forma intercalada de seis em seis horas.
Por: Cassio Albuquerque
Foto: Arte: John Barroso
Medida ocorre a partir da recomposição do transformador e pelo aumento de carga da Usina de Coaracy Nunes, garantindo a segurança energética para a distribuição.

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) iniciou neste domingo, 8, o sistema de rodízio do fornecimento de energia. A medida ocorre a partir da recomposição do transformador da Subestação Isolux, que possibilitou a conexão com o Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo aumento de carga da Usina de Coaracy Nunes, garantindo a segurança energética para a distribuição.

O rodízio iniciou às 6h de domingo, 8, em Macapá, Santana, Tartarugalzinho, Amapá, Calçoene, Ferreira Gomes, Porto Grande e Serra do Navio. O fornecimento ocorrerá de forma intercalada no intervalo de seis em seis horas para que haja equilíbro na distribuição de energia. Os horários de referência serão de 0h às 6h, 6h às 12h, 12h às 18h e 24h.

“Já garantimos, a partir do funcionamento do transformador, a carga suficiente para atender em 60% a população do estado. É importante destacar que estamos inspecionando os locais que ainda não têm o serviço. Estas ocorrências são decorrentes de problemas isolados em trechos específicos da rede”, explicou o diretor-presidente da CEA, Marcos Pereira.

O rodízio ocorrerá até a garantia de oferta de 100% de energia com a conclusão da implantação dos geradores da Subestação Isolux.

Confira o cronograma do rodízio do fornecimento de energia:

Para os casos de ocorrência de falta de energia e situações de falhas em pontos específicos da rede elétrica, a Companhia destaca que os consumidores devem fazer este encaminhamento para o Call Center, através do número 116. As equipes operacionais estão realizando o atendimento, mas há uma alta demanda após a normalização dos serviços tanto na capital, quanto no interior.

Prestação de serviços essenciais

O rodízio de energia não ocorrerá nas unidades que prestam serviços essenciais como hospitais, Centros Covid, unidades de pronto atendimento, bancos e empresas de telecomunicações. Nestes locais, está sendo garantido o fornecimento de energia 24 horas.

O atendimento 24 horas também está assegurado à Estação de Captação e a Estação de Tratamento da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) para o fornecimento de água potável à população.

Economia de energia e segurança

No período de rodízio, será essencial que os consumidores pratiquem hábitos saudáveis de consumo para garantir estabilidade no fornecimento.

Confira algumas dicas:

  • Centrais e aparelhos de ar-condicionado

 - Uso moderado destes aparelhos. Use em locais fechados e em situações de necessidade;

Iluminação

- Evite manter lâmpados acesa durante o dia;

- Durante à noite, mantenha a luz acesa apenas em locais necessárias;

  • Celular

- Evite deixar o carregador do celular conectado à tomada

  • Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos

- Uso moderado de microondas

- Só deixe a porta da geladeira aberta no tempo que for necessário;

- Retire os aparelhos da tomada quando possível e no intervalo em que seu bairro ficará sem energia

- Evite deixar os aparelhos em stand-by

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Arte: John Barroso

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá