segunda, 07 de outubro de 2019 - 11:51h - 449
‘Oportunidade de esclarecer sem medo’, diz jovem, sobre educação sexual nas escolas
Programação é uma iniciativa da Sejuv, e conta com palestras e dinâmicas em 16 escolas de Macapá e Santana. Meta é envolver 8 mil alunos.
Por: Weverton Façanha
Foto: Irineu Ribeiro
Estudante Christiny Silva considera importante a campanha

A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para a Juventude (Sejuv) iniciou na manhã desta segunda-feira, 7, a campanha “Educação Sexual para Juventude”. A programação começou pela Escola Estadual Deusolina Salles Farias, no bairro Pacoval, e contou com a participação de acadêmicos do curso de medicina da Unifap, que palestraram sobre gravidez na adolescência e aborto, e infecções sexualmente transmissíveis. O objetivo da campanha é conscientizar jovens e adolescentes da rede pública de ensino sobre riscos e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.

De acordo com o secretário da Juventude, Pedro Filé, a ação é uma continuidade dos trabalhos que a secretaria realiza com os parceiros, dentro das escolas.

“Nosso intuito é mostrar a esses jovens que é muito melhor prevenir do que passar por essas situações e, é claro, estamos prontos para tirar qualquer dúvida e ajudar os adolescentes”, destacou.

Para a estudante Christiny Silva, 13 anos, o evento é de suma importância, uma vez que para alguns jovens os assuntos abordados são constrangedores para se tratar em família.

“Infelizmente, tem adolescente que não consegue tratar esses contextos em sua casa. E, quando ocorre um evento como esse, na escola, é possível esclarecer diversas dúvidas, ou seja, a gente tem a oportunidade de esclarecer sem o medo”, disse.     

Na tarde desta segunda-feira as ações continuam na Escola Estadual Esther da Silva Virgolino, no bairro São Lázaro, a partir das 15h.   A programação atingirá alunos do ensino médio, bolsistas do Programa Amapá Jovem e acadêmicos em geral.

A meta é envolver, neste primeiro momento, 8 mil alunos da rede pública de ensino em Macapá e Santana. Após, a campanha será levada aos polos do Programa Amapá Jovem na capital e, posteriormente, aos municípios do interior.

A ação conta com parceria da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e acadêmicos do curso de Enfermagem da Faculdade de Macapá (Fama).

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Irineu Ribeiro

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá