Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 07 de junho de 2018 - 14:08h
‘Junho Verde’: força-tarefa recolhe meia tonelada de resíduos sólidos na APA do Curiaú
Além da coleta de lixo, a Sema está realizando o trabalho de educação ambiental do uso desordenado de sacolas e garrafas de plástico.
Por:
Foto: Iran Froes/Sema
Ação de educação ambiental ocorreu nesta quarta-feira, 7, na APA do Curiaú

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) recolheu cerca de meia tonelada de lixo na Área de Proteção Ambiental (APA) do Curiaú, em Macapá. Os resíduos foram recolhidos nesta quarta-feira, 7, durante uma ação de educação ambiental como parte da programação do “Junho Verde”, organizada pelo Governo do Amapá para conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente.

A frente de trabalho contou com a participação da comunidade da região, militares do Corpo de Bombeiros (CBM/AP), Batalhão Ambiental, integrantes da extinta Guarda Territorial e Instituto de Guardas Florestais do Amapá (IGFAP). Além da coleta de lixo, é feito um trabalho de educação ambiental do uso desordenado de sacolas e garrafas de plástico.

O coordenador do “Junho Verde”, Patrick Farias, ressalta que o trabalho de conscientização vai acontecer durante toda programação do evento que se encerra no sábado, 9. “Esse trabalho está sendo feito através de palestras educativas, para o uso de forma responsável das sacolas e garrafas de plástico, que cada vez mais estão sendo descartadas nos rios, canais e oceanos”, alerta o coordenador.

Farias lembra que o descarte irregular de resíduos sólidos, intensificado no período chuvoso, pode causar uma série de problemas à população,  pois, o material jogado irregularmente na rua vai para as "bocas de lobo", de onde segue para as galerias de águas pluviais, canais e rios. "Isso afeta a rede de drenagem e diminui a vazão de água da chuva, provocando alagamentos pela cidade", complementou.

A comerciante e dona de casa, Marcione Leite, 38 anos, trabalha há mais de dois anos no balneário do Curiaú. Para ela, iniciativas como essa de educação ambiental são de extrema importância. “É um trabalho excelente realizado pelo governo, principalmente, na conscientização das pessoas que, lamentavelmente, não levam a sério a preservação do meio ambiente”, externou Marcione.

O sargento Cláudio Lobato, do CBM/AP, foi um dos participantes da coleta de resíduos na APA do Curiaú. Ele destacou a importância da prevenção. “A participação do Corpo de Bombeiros é orientar as pessoas que não despejem o lixo na natureza, conscientizado sobre as consequências, e que façam o recolhimento do lixo de forma apropriada”, orientou o militar.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Iran Froes / Sema

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá