quinta, 07 de junho de 2018 - 16:07h - 131
Estudantes do AP se preparam para Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Evento acontece de 15 a 19 de junho, em São Paulo. Delegação amapaense contará com 11 delegados estudantes.
Por: Wellington Costa
Foto: Erich Macias
Delegação amapaense embarca na madrugada do dia 15 com destino a São Paulo

Depois de participar das fases municipais e regionais da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), 11 estudantes/delegados se preparam para a fase nacional, que vai acontecer entre os dias 15 e 19 de junho, em Sumaré, São Paulo. Esta edição traz como tema “Vamos cuidar do Brasil - Cuidando das Águas”. O primeiro encontro da delegação amapaense antes da viagem, aconteceu nesta quinta-feira, 7.

A Conferência é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). No Amapá, a coordenação fica a cargo do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Durante o encontro, estudantes, pais, coordenação estadual da Conferência e professores aproveitaram para conhecer como vai ser a dinâmica da etapa nacional em São Paulo. Para a Delcilene Costa, mãe da estudante Hevellyn Costa, uma das delegadas eleitas, e representante da Escola Estadual José Bonifácio - da localidade do Curiaú -, o momento é de muita emoção e nervosismo.

“Além de estar nervosa, me sinto muito feliz ao ver que minha filha vai representar o Amapá em um evento importante que discutirá o meio ambiente. Somos do Curiaú, e lá precisamos de boas práticas para manter nosso ecossistema preservado”, comentou Delcilene.

Dos 29 projetos apresentados durante a etapa estadual da CNIJMA, a iniciativa da escola estadual Dom Aristides Piróvano foi escolhida para representar o Estado em São Paulo, com o projeto Ciclo da Vida, que consiste na captação da agua através de calhas, onde passa por um sistema de filtro inovador, usando carvão do caule da bacabeira.

“É uma alternativa viável para ser implantada em áreas ribeirinhas e de locais onde ainda não há o fornecimento de água tratada. O próximo passo é implantar em nossa escola”, destacou a professora Alessandra Prado Vilhena, coordenadora da pesquisa.

O estudante do 8º ano do ensino fundamental Rhuan Santana Barbosa, 14 anos, participou da pesquisa com a professora Alessandra. Para o jovem, participar da Conferência Nacional pelo Meio Ambiente será uma boa oportunidade de levar o experimento a demais localidades do país.

“Apresentar o projeto para estudantes de várias partes do Brasil é motivo de muito orgulho para mim e meus colegas de escola. Será uma oportunidade de trocar conhecimentos e experiências, também”, ressaltou o estudante.

Além dos 11 estudantes/delegados, irão compor a delegação amapaense dois professores e a coordenação estadual da Conferência. O governo do Estado, através da Seed, garantiu as passagens aéreas da delegação, que embarca na madrugada do dia 15 com destino à capital paulista. Já as despesas com hospedagem e alimentação serão arcadas pelo Ministério da Educação.

“A iniciativa estimula o protagonismo juvenil de nossos estudantes. É bonito ver que jovens do ensino fundamental estão pensando e desenvolvendo projetos voltados ao Meio Ambiente”, finalizou a coordenadora estadual da CNIJMA, Marcelina Neta.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá