quarta, 08 de abril de 2020 - 11:00h - 1833
Recurso emergencial: Governo do Estado e Bancada garantem R$ 13 milhões para os municípios do Amapá
Alinhamento foi através de videoconferência. Recurso será para o enfrentamento ao Covid-19 e redução no impacto da economia.
Por: Henrique Borges
Foto: Márcio Pinheiro/Governo do Amapá
Recurso é a soma de R$ 7,4 milhões de emendas da Bancada Federal e R$ 5,6 milhões de fundos do Estado.

Por meio de videoconferência, o governador do Amapá, Waldez Góes, alinhou com o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, deputados federais e prefeitos o envio de recursos para todos os municípios.

São R$ 7,4 milhões de emendas da Bancada Federal e o Estado ofertou R$ 5,6 milhões do fundo a fundo, que serão distribuídos durante abril. Os R$ 13 milhões serão para Saúde, Assistência Social e Cidadania.

Inicialmente, o recurso seria alocado apenas para Macapá e Santana, porém, através da articulação do governador para dar mais condições para mais munícipios. O recurso no valor de R$ 7,4 milhões será distribuído entre 14 municípios.

Enquanto o recurso do Estado no valor de R$ 5,6 milhões será repassado aos 16 municípios para investimentos na rede básica de Saúde.

“Na soma são R$ 13 milhões que serão repassados aos municípios para dar condições na rede de baixa complexidade de saúde e também na assistência para as famílias mais necessitadas”, ressaltou Góes.

Durante a videoconferência, o senador Davi Alcolumbre destacou que o envio de recursos a todos os municípios é necessário para o momento de combate e prevenção ao novo coronavírus.

“A nossa decisão em transformar as nossas emendas destinadas ao Amapá para o combate ao COVID-19 é o melhor caminho a ser tomado”, disse Alcolumbre.

Os recursos do fundo a fundo da Saúde já estão disponibilizados neste mês de abril e o da Assistência e Cidadania será alocado no fim do mês. Além do senador e dos prefeitos, participaram os deputados federais Luiz Carlos, Leda Sadala e Aline Gurgel.

*Esta matéria foi atualizada na quarta-feira, 8 de abril de 2020, às 17h36.

Créditos:

Márcio Pinheiro/Governo do Amapá