sexta, 08 de abril de 2022 - 12:05h - 4753
#VacinaAmapá: 76 idosos do Abrigo São José recebem quarta dose da vacina contra a covid-19
Reforço é recomendado pelo Ministério da Saúde para idosos acima de 60 anos devido ao processo natural do sistema imunológico.
Por: Jamylle Nogueira
Foto: Erick Macias
A primeira idosa a receber o imunizante nesta manhã foi Raimunda Pantoja, de 78 anos.

Seguindo o Plano Estadual de Imunização, o Governo do Amapá realizou a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 para 76 idosos do Abrigo São José, que passam pelo processo da imunossenescência, ou o envelhecimento natural do sistema imunológico. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira, 7

A quarta dose é conhecida como o segundo reforço e segue as recomendações do Ministério da Saúde (MS), que estipula o comprometimento natural do sistema imunológico dos idosos, e, por esse motivo, devem receber o imunizante no prazo de 5 meses.

Leia mais: Governo do Amapá orienta aplicação de quarta dose em pessoas acima de 60 anos a partir desta segunda-feira, 4

A primeira idosa a receber o imunizante nesta manhã foi Raimunda Pantoja, conhecida carinhosamente por seus amigos com dona Ray, de 78 anos. Ela reside há 3 anos no abrigo e sempre fica empolgada com as campanhas de vacina, pois, para ela, isso significa mais vida e saúde.

“É uma maravilha poder se proteger contra esse vírus, pois sei que muitas pessoas e amigos não tiveram a mesma oportunidade que eu. E sou grata a Deus por ter sobrevivido e por hoje estar, aqui, pintando meus desenhos, que é a coisa que mais amo fazer no abrigo”, revelou a idosa.

A gerente do abrigo, Samara Pinheiro, reforçou que, diariamente, são executadas ações de saúde dentro do abrigo, e também fora, com o apoio da rede estadual de saúde.

“Conforme a necessidade dos idosos, seja de consultas ambulatórias, dentista, ou emergência, nós o encaminhamos para as instituições com todo o suporte e apoio aos nossos idosos. Nossas ações e cuidados são diários, com o intuito sempre em focar na melhor qualidade de vida para eles”, destacou a gerente.

O abrigo São José é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) administrado pelo Governo do Estado. Os moradores são assistidos pela Secretaria Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims) com o desenvolvimento de ações assistenciais para garantir o bem estar e qualidade de vida.

Atualmente, residem 76 idosos no abrigo, onde eles recebem atendimento multiprofissional de uma equipe técnica de enfermeiros, nutricionistas, terapeutas, cuidadores e entre outros que contribuem para a sua saúde e bem estar.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Erich Macias/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá