sexta, 07 de fevereiro de 2020 - 13:01h - 1612
Infraestrutura e mobilidade: duplicação da Avenida 13 de Setembro chega a 70%
Serviços de drenagem, terraplanagem e parte da pavimentação foram concluídos. Agora, o trabalho se concentra na construção de calçadas e meio-fio.
Por: Joyce Batista
Foto: Carlos Cardozo/Secom
Serviços fazem parte do projeto de duplicação da via, executados pela Secretaria de Estado de Transporte do Amapá

A obra de duplicação dos 1,4 Km da Avenida 13 de Setembro, na zona sul de Macapá, está 70% concluída. A via recebe serviços do Plano de Mobilidade Urbana, executados pela Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (Setrap), no trecho entre o Conjunto Habitacional Jardim Açucena até a Rua Claudomiro de Moraes, no bairro Buritizal.

De acordo com a Setrap, a via já recebeu drenagem, terraplanagem e teve parte de sua pavimentação concluída. A próxima etapa consiste na continuidade da construção de calçadas e meio-fio. Posteriormente, a via será sinalizada vertical e horizontalmente, incluindo a demarcação de ciclovia.

A obra traz mais infraestrutura e trafegabilidade principalmente para moradores dos bairros Buritizal e Nova Esperança.

“Ainda estamos trabalhando, mas a população já pode se beneficiar de uma avenida com asfalto de qualidade e um trânsito mais organizado”, afirmou o secretário de Transporte, Benedito Conceição.

Otávio dos Santos, auxiliar de veterinário, 37 anos, mora na Avenida 13 de Setembro e comemora o avanço dos serviços.

“Para nós moradores, melhora muito porque diminui a poeira, lama, elimina os buracos da via e também vai ter calçadas para os pedestres. Vai ter muito mais segurança”, comentou.

Para a estudante Luane Miranda de Oliveira, 19 anos, que vive na região desde que nasceu, a obra é um alívio para a comunidade.

“Era tudo que a gente queria! Tínhamos muita dificuldade de transitar por aqui, principalmente no inverno. Com a duplicação, também melhora o trânsito para todo mundo”, disse.

Feira do Pescado

A conclusão dos serviços também depende do remanejamento dos trabalhadores da Feira do Pescado, que atualmente comercializam seus produtos no meio da via. Para isso, um acordo foi firmado entre governo, Prefeitura de Macapá e feirantes.

Em 2018, o Governo do Amapá cedeu o terreno onde funcionava o almoxarifado da Delegacia-Geral de Polícia Civil, prédio também localizado na Av. 13 de Setembro, mas que estava sem uso e por isso foi demolido. A gestão municipal ficou responsável por construir a infraestrutura que abrigará a nova feira. Essa obra também está em andamento.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Carlos Cardozo/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá