terça, 06 de novembro de 2018 - 13:01h - 110
Programa desenvolvido pela rede de ensino do Amapá será apresentado em congresso no México
Programa Educação para a Paz nas escolas será apresentado durante o Congresso Internacional do Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento.
Por: Wellington Costa
Foto: Divulgação/CLAD
Esse ano, cerca de 150 trabalhos serão apresentados no Congresso do CLAD, distribuídos em oito áreas temáticas

O Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), teve três trabalhos aprovados para o XXIII Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad) sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública. O evento acontece de 6 a 9 de novembro, em Guadalajara, México. As iniciativas são relacionadas ao Programa Educação para a Paz (Epaz) nas escolas públicas da rede estadual.

Os três artigos aprovados e que compõem o painel sobre o Epaz são: "Projeto Educação para a Paz: estratégia de enfrentamento à violência escolar: construindo uma cidade restaurativa"; "Violência na escola: concepções e estratégias de enfrentamento"; e "Educação e justiça. Práticas restaurativas no ambiente escolar: construindo cidades restaurativas". Os textos foram escritos pela secretária de Educação, Goreth Sousa, chefe de gabinete da Seed, Teresinha de Jesus Monteiro, e pela especialista em pedagogia escolar da rede estadual, Eliane Oliveira, respectivamente.

Este ano, cerca de 150 trabalhos serão apresentados no Congresso do Clad, distribuídos em oito áreas temáticas. O painel sobre a estratégia do governo amapaense está inserido na área de “Administração pública inclusiva: igualdade de gênero, juventude e integração da deficiência como base para o desenvolvimento humano”. A ferramenta de gestão do Epaz, que é o Sistema Educapaz, desenvolvido pela Secretaria de Educação, para registro das situações de violência na escola, é outra iniciativa que também será abordada durante o congresso em Guadalajara.

“Ver que o programa Epaz está entre os painéis do Congresso do Clad é motivo de orgulho para nós que estamos envolvidos diretamente com as políticas educacionais. Isso mostra, também, o compromisso do Governo do Amapá em implantar ferramentas que resultem em avanços na educação do estado”, comentou a chefe de gabinete da Seed, Terezinha Monteiro.

As apresentações do painel amapaense acontecerão na tarde do dia 9 de novembro e serão traduzidas, simultaneamente, para o inglês e o espanhol. Os artigos estarão disponíveis para download após a defesa, no site institucional do evento, www.clad.org. É a primeira vez que ações estratégicas do governo amapaense são selecionadas para o Congresso Internacional do Clad.

“É motivo de orgulho ver o estado incluir a palavra 'paz’ em um contexto educativo para ser trabalhado de forma positiva, com respeito e preocupação em sua rede de ensino. Iniciamos o Epaz por Macapá e Santana, e a partir das práticas nessas cidades, vamos difundir para os demais municípios, tornando o Amapá um estado de práticas restaurativas. Acreditamos e vamos trabalhar para que isso se torne possível”, reforçou a secretária Goreth Sousa.

Epaz

O fenômeno da violência na escola tem sido recorrente e progressivo nas instituições escolares brasileiras. Diversos estudos têm apontado que as causas da violência no ambiente escolar são múltiplas. Várias são as manifestações de violência: bullying, intimidação, agressões físicas e verbais. Essas podem ser dirigidas entre alunos, assim como entre professores e alunos.

Para enfrentar isso, o Governo do Amapá criou o Projeto Educação para a Paz, através da Lei nº 2.282/2018. Executada pela Secretaria de Estado da Educação. A estratégia foi concebida para construir uma rede articulada de parceiros, para disseminar a cultura de paz nas escolas com o objetivo de educar, para prevenir a violência e contribuir para melhorar os indicadores educacionais.

O programa busca desenvolver competências socioemocionais, que são compreendidas como atitudes e habilidades necessárias para o enfrentamento dos desafios contemporâneos. O programa conta com uma ferramenta de gestão que é o Sistema Educapaz, desenvolvido pela Secretaria de Educação, para registro das situações de violência na escola, contribuindo no monitoramento e avaliação dos resultados do programa.

Clad

O Congresso Internacional Clad é um evento anual que se consolidou como o mais importante encontro da América Latina para apresentar e discutir experiências e pesquisas realizadas sobre Reforma do Estado e Administração Pública.

O congresso reúne ministros e secretários de Estado responsáveis pelas políticas públicas em questão, além de parlamentares, pesquisadores e professores universitários e instituições especializadas, consultores, funcionários públicos e sindicalistas.

Seus objetivos são promover o intercâmbio de experiências, pesquisas, estudos e publicações sobre as principais dimensões do renovado processo de reforma do estado e modernização da administração e gestão de assuntos públicos nos países da Ibero-América e do Caribe, bem como nos outros países cujas experiências são relevantes para a região, a fim de contribuir para o avanço do conhecimento nessas áreas.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá