quarta, 06 de novembro de 2019 - 18:50h - 1252
Pesquisadores do Iepa apresentam cerveja artesanal com acerola
Cerveja do tipo pilsen foi degustada nesta quarta-feira, como parte do processo de aprimoramento denominado avaliação sensorial.
Por: Weverton Façanha
Foto: Maksuel Martins
Projeto foi desenvolvido em várias etapas, desde a seleção do fruto até a escolha do estilo pilsen

O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) apresentou, na manhã desta quarta-feira, 6, o projeto de uma cerveja artesanal tipo pilsen com adição de polpa de acerola, desenvolvida totalmente por pesquisadores locais. Houve degustação livre, como parte do processo de aprimoramento denominado avaliação sensorial - último estágio dos procedimentos de finalização dos trabalhos. O produto é fruto de uma pesquisa feita pelo Iepa em parceria com a Faculdade Immes.

De acordo com o pesquisador do Iepa e coordenador do projeto, Antônio Carlos Freitas, as pesquisas já são feitas há cerca de dois anos. “Trabalhos diversos pontos até conseguirmos equilibrar todos os produtos da cerveja, e isso requer alguns procedimentos demorados, mas, estamos entusiasmados com todo o resultado”, comemorou.

O evento foi aberto ao público e as pessoas que degustaram a cerveja preencheram um formulário feito pelos técnicos do Iepa, para avaliar o sabor e as características do produto artesanal.

“Uma excelente cerveja, consegui sentir o malte e um gosto suave da acerola, e isso foi além de nossas expectativas. Muito bom mesmo”, afirmou a servidora pública Ingrid Pantoja, que aprovou o produto.

O projeto foi desenvolvido em várias etapas, desde a seleção do fruto, que foi caracterizado nutricionalmente, e a escolha da cerveja base, que foi testada e selecionada no estilo pilsen; e culminou com a cerveja produzida, classificada como “Fruit Beer” (cervejas com adição de frutas), com teor alcoólico de 5,6%, e elevado teor de vitamina C, proveniente do fruto adicionado.

Após todas as etapas dos processos de pesquisas e legalização, o grupo pretende organizar o produto, e, em pouco tempo, colocá-la para comercialização no mercado amapaense.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Maksuel Martins

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá