Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 06 de novembro de 2020 - 16:10h
Governo do Amapá decreta situação de emergência em 13 municípios
Medida possibilitará liberação de recursos, mobilização de órgãos e aquisição de equipamentos para viabilizar soluções à crise de energia elétrica.
Por: Weverton Façanha
Foto: Marcelo Loureiro/Secom
Governador Waldez Góes assinou, na manhã desta sexta-feira, 6, o decreto Nº 3851 de situação de emergência pactuado com a Defesa Civil Nacional

O governador Waldez Góes assinou, na manhã desta sexta-feira, 6, o decreto Nº 3851/2020, que pactua situação de emergência com a Defesa Civil Nacional, medida que possibilitará a liberação de recursos para o viabilizar soluções urgentes para os problemas relacionados à falta de energia elétrica no Amapá.

O Estado vive um apagão causado por um incêndio na subestação da empresa Isolux, que faz a conexão da rede local ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A estrutura fica localizada na zona norte de Macapá.

“Com esse decreto estaremos abrangendo os 13 municípios afetados e nele estão contidas todas as organizações administrativas. Nossa meta é reduzir o impacto na população e concentrar os esforços junto com os demais órgãos”, enfatizou o Góes.

A partir do decreto inicia-se a execução do plano que irá providenciar equipamentos, estrutura logística para que seja reestabelecido e garantido fornecimento de água, através das estações de captação, e, também, através da distribuição por carros pipas em todas as localidades atingidas pela falta de energia.

Toda a documentação foi assinada na presença do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves, e outros representantes do Estado e da União.

Durante o encontro, foram definidos os objetivos prioritários que deverão balizar no plano de ação:

- Providenciar contratação de geração de energia emergencial para atender áreas críticas;

- Apoiar as cidades afetadas;

- Providenciar logística para distribuição de água potável para a população;

- Providenciar combustível para abastecimento dos serviços contratados;

- Aquisição de hipoclorito para distribuição à população com devida orientação.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Marcelo Loureiro/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá