terça, 06 de agosto de 2019 - 12:40h - 961
Inscrições para o Programa Jovens Embaixadores encerram dia 11 de agosto
Estudantes com bons desempenhos escolares e engajados em iniciativas de impacto social podem concorrer a intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.
Por: Caroline Mesquita

As inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2020 já estão na reta final. Até o dia 11 de agosto, estudantes do ensino médio da rede pública brasileira, com idade entre 15 e 18 anos, podem concorrer a um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. Os interessados devem preencher o pré-cadastro online pelo link www.jovensembaixadores.org.br.

Os Jovens Embaixadores participam de oficinas e atividades sobre justiça social, empoderamento juvenil, liderança, empreendedorismo social e visitam pontos turísticos.

Para participar, o estudante deve obedecer aos seguintes critérios: ter nacionalidade brasileira; boa fluência oral e escrita em inglês; pouca experiência no exterior e nunca ter viajado aos Estados Unidos; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar e capacidade de comunicação, liderança e iniciativa; possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade, e estar atualmente engajado em iniciativa de impacto social em sua comunidade, por ao menos seis meses.

Depois do preenchimento do pré-cadastro, o aluno vai receber uma resposta informando se está de acordo com os pré-requisitos básicos para participar do programa e se foi aprovado para a segunda etapa. As fases seguintes do processo de seleção envolvem o envio de documentos, prova escrita e oral e, no caso dos semifinalistas, uma visita da Embaixada à sua casa.

A lista com os nomes dos aprovados será divulgada até 31 de outubro. A viagem aos Estados Unidos está programada para janeiro de 2020.

Jovens Embaixadores

O programa é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos da América. Criado em 2002, o Jovens Embaixadores leva, anualmente, 50 estudantes brasileiros para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. São selecionados jovens que se destacam em sua comunidade pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

Com informações da Embaixada dos Estados Unidos da América

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá