quinta, 06 de junho de 2019 - 16:27h - 1289
Seafro orienta Prefeitura de Calçoene na criação de Coordenadoria de Igualdade Racial
Gestor procurou o governo em busca de orientação para criar o órgão na estrutura administrativa da prefeitura, assim como, um Conselho Municipal.
Por: Gabriel Penha
Foto: Gabriel Penha/Seafro
Secretário Aluizo de Carvalho em reunião com a equipe da Prefeitura de Calçoene

O titular da Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes, Aluizo de Carvalho, recebeu nesta quinta-feira, 6, o prefeito de Calçoene, Júlio César Buscarons, conhecido popularmente como Júlio Sete Ilhas. Na pauta, a implantação do Conselho Municipal de Igualdade Racial e da Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial no município, que fica localizado a cerca de 380 quilômetros da capital, Macapá.

A criação dos dois órgãos servirá para fortalecer a implementação de políticas voltadas à igualdade racial e o combate ao racismo na região. O secretário da Seafro ainda aproveitou para discorrer ao gestor municipal e equipe sobre a recente adesão do Amapá ao Sistema Nacional de Igualdade Racial (Sinapir), ferramenta que tem como principal finalidade a organização e articulação para garantir a implementação de políticas públicas de igualdade racial no Brasil.

“Com essa adesão, os municípios também podem buscar recursos para seus projetos e ações voltados à igualdade racial. Precisamos massificar essa novidade. E Calçoene dá um grande passo ao buscar a criação de órgãos específicos para os afrodescendentes”, assinala Aluizo de Carvalho.

O prefeito Júlio Cesar reiterou a importância de se fortalecer a história e cultura negra de Calçoene, além de ratificar ações de igualdade racial. Lembrou que lá no município, há a comunidade de Cunani, reconhecida e certificada como remanescente quilombola pela Fundação Cultural Palmares.

“Nossa ideia é criar os dois [Conselho e Coordenadoria] para que essas políticas públicas sejam fortalecidas. Assim, buscamos apoio e orientação da Seafro nesse sentido”, ressalta o prefeito.

Uma reunião técnica entre Seafro e Município foi marcada em Calçoene para o próximo dia 14 de junho. Na cidade, serão redigidas as minutas de criação dos dois órgãos, que uma vez finalizadas, serão encaminhadas para votação na Câmara de Vereadores.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá