terça, 06 de abril de 2021 - 12:52h - 762
Hcal lança cartilha de segurança do paciente
O informativo orienta sobre os cuidados que devem ser tomados por quem está internado ou de passagem pelo hospital
Por: Karla Santos
Foto: Karla Santos
A partir da cartilha será possível conhecer o que o hospital está promovendo para assegurar a assistência necessária aos pacientes.

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Clínicas Doutor Alberto Lima (Hcal), lançou nesta terça-feira, 6, uma cartilha informativa sobre a segurança do paciente. A iniciativa pretende reforçar quais cuidados devem ser tomados durante a internação ou passagem pela unidade.

Além da cartilha, um banner informativo foi exposto na entrada do hospital e um panfleto com orientações exclusivas entregue ao corpo técnico, ambos contendo tópicos sobre direitos e deveres dos pacientes e visitantes.

A cartilha apresenta informações que podem colaborar com a qualidade dos cuidados ofertados durante a permanência no hospital, por exemplo: quais dados de identificação e saúde devem ser apresentados de imediato na entrada no Hcal; o que são cateteres e sondas; e o que fazer com esses dispositivos em situações especificas, como higienizar as mãos corretamente e a importância de manter esse hábito durante todo o período dentro do hospital. Além de orientações aos visitantes, em como proceder em casos de queda, além de outras informações pertinentes ao público transitante do ambiente.  

Elziane Pinheiro, enfermeira do NSP, afirma que a partir da cartilha será possível conhecer o que o hospital está promovendo para assegurar a assistência necessária e, dessa forma, equipe técnica e pacientes conseguirão facilitar esse processo de estadia no hospital.

"Através da cartilha, que reforça informações sobre o que é o núcleo de segurança do paciente e quais as medidas necessárias para que se possa promover uma assistência segura, os pacientes poderão ter consciência de que maneira eles mesmos poderão contribuir para que essa assistência hospitalar seja efetiva', completou a enfermeira.

Direitos do paciente:

Ter atendimento digno, atencioso e respeitoso;

Ser identificado por seu nome e sobrenome;

Identificar as pessoas responsáveis direta e indiretamente por sua assistência, por meio de crachás visíveis;

Receber informações claras, objetivas e compreensíveis;

Consentir ou recusar, de forma livre e voluntária, após esclarecimentos e informações adequadas, os procedimentos diagnósticos ou terapêuticos.

Deveres do paciente:

Fornecer todas as informações sobre sua saúde, inclusive o uso de medicamentos e problemas médicos;

Observar as normas internas do hospital;

Respeitar os direitos dos demais pacientes, colaboradores e prestadores de serviço da instituição.

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