sábado, 06 de março de 2021 - 14:55h
Governador Waldez vistoria obras de ampliação do Hospital Estadual de Santana
A obra está orçada em R$ 21 milhões, recursos do tesouro estadual. A primeira etapa deve ser entregue ainda no primeiro semestre de 2022.
Foto: José Baía
Governador Waldez Góes visita obras de ampliação do Hospital Estadual de Sanatana

Neste sábado,6, o governador Waldez Góes, acompanhado do prefeito do município de Santana, Bala Rocha, e técnicos do Governo, vistoriou as obras de ampliação do Hospital Estadual de Santana (HES). Os serviços compreendem o Plano Diretor, elaborado no Planejamento Regional Integrado(PRI), programa de governo que prevê a reestruturação do sistema de saúde dos 16 municípios do Amapá.

“Atualmente estamos com seis frentes de trabalho para reorganizar todos os setores do hospital. Começando com a reforma e ampliação do setor de  urgência e emergência, bloco de serviços, farmácia, ambulatório, maternidade, arborização e pavimentação da área externa. Esta primeira etapa deve ser concluída ainda no primeiro semestre de 2022”, observou o governador.

Plano diretor

O plano diretor do HES foi elaborado por arquitetos e engenheiros da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf). O que está permitindo, de forma célere, mudanças estruturais importantes que incluem reforma, adaptações, ampliações e priorizando as necessidades de tendimento à população de Santana

A execução da obra está orçada em  mais de RS 21 milhões do tesouro estadual. O investimento exigiu grande esforço orçamentário.

“Estamos gratos ao governador Waldez e sua equipe por assumir esse compromisso em reestruturar o nosso hospital, lugar onde ocorre o nascimento e a salvação de muitas vidas. Santana necessitava desse cuidado”, comentou o prefeito do município, Bala Rocha, que é médico.

As obras contemplam, ainda, um novo ambulatório para os atendimentos clínicos e uma sala preparada para a implantação do tomógrafo, adquirido pelo hospital. A maternidade terá nova estrutura para internações e UTI neonatal.

No bloco de serviços estão previstos laboratório de análises clínicas, refeitório, farmácia, almoxarifado e espaço para descanso e higiene dos profissionais de saúde.

A obra também prevê uma central de fluídos medicinais, uma subestação e, na área externa, a urbanização, muro e calçamento. Os serviços iniciaram ainda em 2020.

Atendimentos descentralizados

Os atendimentos de urgência e emergência pediátrica e adulta, e de internação de crianças, foram transferidos para o Centro de Apoio ao HES, onde antes funcionava o Centro de Atendimento Covid-19 Santana, localizado no complexo hospitalar da unidade.

No Centro foram direcionados os atendimentos de clínica médica e trauma, além disso, no espaço ainda funcionam sala de medicação, nebulização, enfermaria para observação e internação, além de isolamento pediátrico com quatro leitos para atender casos suspeitos de doenças infectocontagiosas como sarampo ou covid-19.

Os serviços de internação adulto e pediátrico, maternidade, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e neonatal, e o centro cirúrgico e obstétrico, permanecem no prédio principal do Hospital Estadual de Santana (HES).

Créditos:

Fotos: Márcio Pinheiro