Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 06 de março de 2021 - 00:19h
Força-tarefa do Governo do Estado fiscaliza cumprimento da Lei Seca em Macapá e Santana
Polícia Militar, Polícia Civil, SVS, Corpo de Bombeiros e Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá fazem parte da ação.
Por:
Foto: José Baía
As fiscalizações permanecem e seguirão ao longo da semana diuturnamente.

Uma força-tarefa organizada pelo Governo do Amapá fiscaliza neste fim de semana o cumprimento da Lei Seca nas ruas e espaços públicos de Macapá e Santana. O decreto estadual  para conter o avanço da covid-19 estabelece o limite máximo de 22h para o funcionamento e/ou realização de atividades presenciais nos estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços.

Ainda segundo a determinação, está proibido o consumo de bebida alcoólica em qualquer estabelecimento durante os dias 5, 6 e 7 de março. As fiscalizações permanecerão e seguirão ao longo da semana diuturnamente.

A Lei Seca é uma das medidas de proteção à vida adotadas pelo Governo do Estado desde 1º de março, quando o Amapá entrou na fase vermelha para os riscos da covid-19.

"A Lei Seca é um reflexo da situação epidemiológica no país. Vários estados estão com aumentos de casos e escassez de leitos, no Amapá a faixa de risco tem aumentado, Vitória do Jarí e Santana estão na faixa roxa, que é de alto risco, portanto, as medidas serão mais incisivas exatamente pela falta do cumprimento das restrições estabelecidas no decreto. Precisamos de medidas preventivas que possam evitar o colapso da saúde e mais perdas de vida", afirmou o superintendente de Vigilância, Dorinaldo Malafaia.

Estão envolvidos na ação a Polícia Militar, Polícia Civil, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Corpo de Bombeiros e Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac). Multas e possíveis apreensões podem ser executadas durante a fiscalização.

"Vamos completar um ano nessa missão contra a covid-19 em um trabalho de concientização. Toda a população tem ciência do decreto, portanto as medidas serão mais incisivas e caso haja persistência ou qualquer ação do cidadão que vá de encontro a isso, será conduzido à delegacia e responderá legalmente", afirmou o comandante da Polícia Militar, Coronel Matias.

O decreto prevê a Lei Seca nesta sexta, sábado e domingo, entretanto, será avaliado semanalmente a situação epidemiológica para novas determinações.   

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá