terça, 06 de fevereiro de 2018 - 16:24h - 1310
Governo do Estado divulga programação do Carnaval 2018
O apoio do governo será com estrutura e aparato público em programações de rua.
Por: Ailton Leite
Foto: Ailton Leite
Secretário de Cultura, Dilson Borges, informou que a logística de estrutura está sendo contratada por pregão eletrônico.

O Governo do Estado do Amapá (GEA) divulgou nesta terça-feira, 6, a programação de Carnaval nos municípios de Macapá, Santana, Amapá e Oiapoque. Nos quatro municípios, o apoio do governo será com estrutura e aparato público com ações de saúde, segurança pública e campanhas de educação no trânsito.

O anúncio foi feito durante reunião na sede do Centro Sócio-Cultural e Educacional José Figueiredo – Savino,  prédio do bloco A Banda em Macapá. Além de apresentar aos coordenadores de blocos carnavalescos o que será disponibilizado pelo Estado, o encontro serviu para alinhar a atuação dos órgãos de segurança nos dias de folia.

O secretário de Estado da Cultura (Secult), Dilson Borges, informou que a logística de estrutura está sendo contratada por pregão eletrônico, dividido em seis lotes. “O Estado não está repassando recurso para nenhuma instituição. Quem vencer o pregão, terá que executar o serviço dentro do que foi estabelecido na concorrência, para depois receber. Tudo será fiscalizado pela Secretaria de Cultura”, reforçou o secretário.

A empresa vencedora deverá fornecer o apoio estrutural de trios elétricos, palcos, iluminação, sonorização e banheiros químicos para os eventos.

Macapá

Em Macapá, nesta décima edição dos blocos carnavalescos, o desfile será na Beira-Rio, nos dias 10 e 11 de fevereiro. Os organizadores esperam um público de cinco mil brincantes no sábado e o dobro no domingo.

Ainda no domingo, 11, ocorre a quarta edição do “Carnavelhinhos”, na Avenida Mamede Amaral da Silva, no bairro Jardim Equatorial. O evento é voltado para o público da terceira idade e, este ano, contará com o apoio do Estado, o qual disponibilizará um palco (6x8 metros), um trio elétrico e dois banheiros químicos.

Nos dias 16 e 17, acontece o Carnaval de blocos na zona sul. O evento será na Rua Claudomiro de Moraes, onde dez blocos esperam reunir, aproximadamente, dez mil brincantes nos dois dias. Ainda no dia 17, haverá o desfile de blocos no circuito que será montado na Rodovia do Curiaú, na zona norte. Os organizadores esperam reunir em torno de 20 mil pessoas.

A estrutura disponibilizada pelo Estado, nos três eventos, será de três palcos; dois trios elétricos; 18 banheiros químicos, seis deles para pessoas com necessidades especiais; três tendas; som e iluminação.

O tradicional bloco A Banda que sai às ruas na Terça-feira Gorda, à tarde, contará com seis trios elétricos e 48 banheiros químicos, oito deles para pessoas com necessidades especiais. Os organizadores esperam reunir 170 mil foliões no dia 13 de fevereiro.

Nesse dia, a novidade é a ação social com atendimentos odontológicos, que ocorrerá, pela manhã, no prédio do bloco A Banda, no bairro Laguinho. A sede foi inaugurada em dezembro de 2017 para funcionar como unidade integrada com a oferta de serviços de saúde, educação, tecnologia e qualificação profissional.

Santana

No município de Santana, o Governo do Amapá vai disponibilizar aos organizadores do tradicional Corredor da Folia a seguinte estrutura: trio elétrico, arquibancadas, estandes, banheiros químicos e iluminação.

O evento começa no sábado, 10, e vai até terça-feira, 13, na Avenida Santana. O público esperado é de aproximadamente 50 mil pessoas, por noite.

Amapá

Organizada pela prefeitura local, a programação carnavalesca receberá do Estado, três palcos, duas tendas, dois trios elétricos e cinco banheiros químicos, um deles para pessoas com necessidades especiais. O Carnaval de Amapá acontece de 10 a 12 de fevereiro na praça do município.

Oiapoque

No município de Oiapoque, o governo do Estado disponibilizará dois palcos, sonorização, iluminação, camarotes e banheiros químicos para o tradicional Fronteira na Folia. O evento será organizado pela Prefeitura de Oiapoque e se inicia na sexta-feira, 9, com ensaio técnico e escolha da musa. O desfile de blocos acontece de 10 a 13 de fevereiro.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá