Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 05 de dezembro de 2019 - 19:39h
Governo obtém concessão de área do Exército para obras da ponte da Lagoa dos Índios
Com a concessão da área de aproximadamente 1.450 metros quadrados, o Estado dará continuidade às obras e iniciará uma nova etapa do projeto.
Por:
Foto: Albenir Sousa
Representantes do Estado e do Exército visitaram as obras da ponte sobre a Lagoa dos Índios

Na tarde desta quinta-feira, 5, o Governo do Amapá obteve a concessão da área de aproximadamente 1.450 metros quadrados do Exército Brasileiro para iniciar uma nova etapa das obras de duplicação da Rodovia Duca Serra. A Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap) iniciará, na sexta-feira, 6, o aterramento da área da cabeceira da ponte da Lagoa dos Índios.

Após a conclusão dessa etapa haverá a montagem da ponte. A estrutura é feita em concreto armado protendido (revestido com cabo de aço), com 50 metros de comprimento e 26 metros de extensão. Conforme o projeto, após a conclusão da primeira etapa da ponte o fluxo do trânsito será desviado e o bueiro que existe, atualmente, será demolido para dar início à segunda etapa da ponte, que permitirá a passagem do ecossistema de um lado ao outro da lagoa.

O secretário de Estado dos Transportes, Benedito Conceição, explica como será o processo das obras a partir da concessão da área.

“Já vamos trabalhar na cabeceira da ponte a todo vapor para que possamos iniciar a montagem da estrutura. Temos 18 vigas de concreto protendido, com 16 metros de comprimento e 22 toneladas cada, que serão transportadas por um guindaste para preencher os vãos e estruturar a base da ponte”, informou.

O Termo de Permissão de Uso entre o Governo do Amapá e o Exército foi firmado com contrapartidas para construção de obras estruturantes na área militar. Para o coronel Gelson de Sousa, comandante do 34º BIS, a concessão da área permite o avanço das obras.

“Permitimos o uso da área para que as obras avancem na construção da ponte, pois a estrutura da atual passagem sobre a lagoa precisa dessa manutenção. Estamos discutindo as obras de contrapartida e estamos na fase de desenvolvimento dos projetos”, frisou.

No ato da assinatura do termo estavam presentes o chefe de Gabinete Civil, Marcelo Roza, o secretário de Transportes, Benedito Conceição, e o secretário de Estado da Infraestrutura, Alcir Matos.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Albenir Souza/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá