sexta, 05 de julho de 2019 - 17:11h - 1469
Corpo de Bombeiros reforça atuação em locais de banho no mês de julho
Salva-vidas e observadores de risco estarão presentes nos principais balneários de Macapá. Corporação também orienta a população para evitar acidentes.
Por: Ailton Leite
Foto: Philippe Gomes / Secom
Militares estarão posicionados nos principais pontos de movimentação de banhistas durante as programações de verão

O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP) vai reforçar a atuação nos principais locais utilizados pelos banhistas durante o mês de julho, época em que o número de pessoas que frequentam esses locais costuma aumentar. O reforço vai ocorrer na capital, Macapá, e em outros municípios do Estado.

De acordo com a Diretoria de Operações e Inteligência (Diop) do CBM/AP, o aumento de pessoal nos locais depende das informações repassadas pelas prefeituras responsáveis pela realização dos eventos.

Em Macapá, os trabalhos serão intensificados no balneário de Fazendinha, com a presença de salva-vidas durante os domingos, além de observadores de risco, que irão atuar na orientação aos banhistas sobre locais que oferecem riscos aos banhistas. O trabalho terá reforço de equipes com veículos de combate a incêndio e de salvamento.

Outros pontos da capital, como a orla da cidade nos bairros Cidade Nova e Araxá, também terão a presença de salva-vidas e observadores. “Nossas equipes atuarão de acordo com a tábua de maré, que influencia no aumento de pessoas para a prática de banho às margens do Rio Amazonas”, informou a chefe da Diop, major Valéria Pereira.

Além da área urbana de Macapá, haverá programação nos distritos de Carmo do Maruanum, Lontra da Pedreira e São Joaquim do Pacuí, que contarão com equipes do Corpo de Bombeiros durante os eventos.

Outros locais

Durante o mês de julho, a corporação vai deslocar equipes para Calçoene, Amapá e Ferreira Gomes. Em Porto Grande, Laranjal e Vitória do Jari e Oiapoque, que possuem Grupamentos do CBM/AP, as ações também serão intensificadas.

Festa de São Tiago

Com uma programação extensa, a Festa de São Tiago, que acontece entre 15 e 28 deste mês, também contará com a presença de equipes de combate a incêndio e salvamento, além de um reforço aos fins de semana com médico e enfermeiro por conta da presença de banhistas no balneário de Mazagão Velho.

“No dia 25, que é o dia de São Tiago, iremos reforçar a equipe com a presença de 23 militares que irão atuar como salva-vidas e observadores de risco nas imediações do balneário”, ressaltou a major.

Orientações

Para que a diversão seja perfeita e não ocorra nenhum acidente, o Corpo de Bombeiros dá algumas orientações importantes, como evitar entrar no rio após o consumo de bebida alcoólica, evitar se distanciar da margem do rio, e, para os pais ou responsáveis, ter total atenção com crianças, de preferência que se use coletes salva-vidas ou boias, devidamente certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“Alguns acidentes costumam ser provocados pela falta de atenção dos banhistas que ignoram algumas dessas orientações. O Corpo de Bombeiros estará presente nos locais, mas é importante que a população colabore para sua própria segurança”, finalizou Valéria.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá