Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 05 de julho de 2018 - 17:46h
Amapá leva cerca de 12 toneladas de artesanato para expor e vender em Pernambuco
São peças em madeira, sementes, fibras vegetais, cerâmica e cipós que serão comercializadas por artesãos amapaenses na Fenearte
Por: João Clésio
Foto: Ascom/Sete
Estande do Amapá na Fenearte conta com cerca de 800 peças produzidas por artesãos locais

Com o apoio do governo do Estado, mais uma vez o artesanato amapaense está presente na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). O evento é considerado a maior feira da América Latina e ocorre de 4 a 15 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco. O estande do Amapá conta com cerca de 12 toneladas de peças em madeira, sementes, fibras vegetais, cerâmica e cipós.

As peças foram transportadas até Recife, capital de Pernambuco, de caminhão e de balsa, com acompanhamento de técnicos da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). “É, sem dúvida, uma oportunidade do Amapá mostrar a produção de nossos artesãos e fechar bons negócios. Apesar das dificuldades financeiras, o governo do Estado deu todo o suporte técnico para que os artesãos estivessem presentes”, comentou a titular da Sete, Maraína Martins.

A artesã Maria de Fátima dos Reis Brício levou para a Fenearte peças feitas com fibra de tururi. O material tem chamado a atenção dos visitantes. “Estamos muito otimistas em realizar boas vendas durante esses doze dias de feira. É o nome do Amapá e do artesanato local que estamos representando com muito orgulho”, enfatizou Maria de Fátima.

Os artesãos Jansen Rafael da Silva, Maria Marlizete Monteiro Reis, Maria de Fátima dos Reis Brício, Eunice Ferreira Rocha e Clayton Sérgio Simões de Oliveira foram selecionadas para a Fenearte 2018, por meio de Edital de Chamamento Público, publicado pelo Governo do Estado, através da Sete. O estande do Amapá está localizado na área destinada aos estados pelo Programa de Apoio ao Artesanato Brasileiro (PAB).

Na 19ª edição da Fenearte estão expostas as mais surpreendentes criações artesanais do Brasil e do mundo. O objetivo é valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da cadeia produtiva do artesanato brasileiro.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Ascom/Sete

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá