Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 05 de junho de 2019 - 11:41h
Ipem recolhe 280 produtos para análise durante a Operação São João
Produtos são de 24 marcas diferentes e foram coletados nos dias 3 e 4 de junho em Macapá e Santana; análise será feita nos dias 13 e 14 de junho.
Por:
Foto: Ipem/AP
Foram recolhidos produtos como canjica, milho, leite de coco, coco ralado, pipoca, cuscuz, canela, fogos de artificio, entre outros

O Instituto de Pesos e Medida do Amapá (Ipem) coletou 280 produtos de 24 marcas diferentes que fazem parte da lista de materiais usados durante as festas juninas. A coleta foi feita nos dias 3 e 4 de junho em estabelecimentos comerciais dos municípios de Macapá e Santana, durante a Operação São João.

Realizada todos os anos, a operação tem como objetivo evitar que o consumidor compre um produto com quantidades abaixo do que é apresentado na embalagem. De acordo com a gerente do Núcleo de Pré-Medidos do Ipem/AP, Layana Jung, os produtos como canjica, milho, leite de coco, coco ralado, pipoca, cuscuz, canela, fogos de artificio, estalinhos, entre outros, devem passar por perícia no laboratório do órgão nos dias 13 e 14 de junho.

A análise, segundo Jung, visa verificar se os produtos apresentam a mesma quantidade descrita nas embalagens. “No ano passado, um produto (azeite de dendê) foi reprovado por apresentar diferença de peso em relação ao descrito na embalagem”, confirmou a gerente.

Na referida fiscalização, um fabricante foi autuado e notificado a apresentar defesa no Ipem. “Caso deixe de apresentar defesa no prazo de dez dias, ele pode ser penalizado com advertência e até multa”, advertiu a gerente.

Após as análises, os produtos identificados com irregularidade que não forem retirados pelos fabricantes serão doados para entidades previamente cadastradas no órgão.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Ipem/AP

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá