terça, 05 de junho de 2018 - 21:30h - 1731
Governo lança serviços para recuperar vias de Santana
Ação é complementar ao Plano de Mobilidade Urbana e beneficia a Avenida Santana e ruas Ubaldo Figueira e Salvador Diniz, além de vias do bairro Nova União.
Por: Andreza Teixeira
Foto: Márcio Pinheiro / Secom
Governador Waldez Góes destacou que o trabalho de recuperação de vias complementa o Plano de Mobilidade Urbana de Santana

O Governo do Amapá lançou nesta terça-feira, 5, um trabalho de recuperação de vias no município de Santana. A ação se inicia em três importantes ruas da cidade: Ubaldo Figueira (em toda sua extensão), Salvador Diniz e Avenida Santana, que recebem serviços de manutenção, recuperação com recapeamento e operação de tapa-buracos. Trata-se de uma ação complementar ao Plano de Mobilidade Urbana que, desde 2015, já beneficiou 23,3 quilômetros de vias na segunda maior cidade do Amapá, com serviços de pavimentação, drenagem, terraplanagem, meio-fio e sinalização.

O governador do Amapá, Waldez Góes, esteve no município para acompanhar o início das obras de recuperação das ruas e avenidas. Ele ressaltou que o trabalho é resultado do diálogo com a população santanense; com o prefeito Ofirney Sadala e com os vereadores. “Organizamos uma patrulha específica para executar este trabalho. Até o final de 2018, essa frente estará aqui para contribuir com o desenvolvimento de toda cidade. Quem ganha é o morador, o comerciante, o condutor de veículos, toda a sociedade santanense será beneficiada”, explicou o governador.

O início das obras foi acompanhado pelo vendedor ambulante Beethoven Assis, 33 anos. Natural do Ceará, escolheu Santana como novo lar e há três anos vende lanches nas ruas da cidade utilizando uma bicicleta. Ele comenta que as obras de mobilidade urbana realizadas pelo governo estadual melhoraram sua locomoção, e a recuperação das vias surge para beneficiar ainda mais a população. “Antes desses serviços, era bem complicado andar de bicicleta pela cidade, principalmente, por conta dos buracos. Eu mesmo caí, algumas vezes, e me machuquei enquanto trabalhava. Agora, fico feliz com essa iniciativa e acredito que ela vai trazer benefícios para toda população, pois essas vias são muito importantes e movimentadas”, comentou o vendedor.

O bairro Nova União é outro ponto de Santana que terá suas vias recuperadas. O secretário adjunto de Transporte (Setrap), Benedito Junior, explicou que os serviços serão iniciados com uma limpeza geral nas vias, incluindo remoção de entulho e mato. “No segundo momento, vamos entrar em alguns pontos do bairro com lançamento de terra, a terraplanagem, e depois vamos fazer um recapeamento de vias desde o início do bairro até as paralelas. Vamos trabalhar todas as travessas”, afirmou o gestor.

A dona de casa Isabel Lima e a técnica em segurança do trabalho Ana Machado são vizinhas e moram há mais de 20 anos no bairro Nova União. Para elas, a recuperação das vias representa um antigo desejo da comunidade. “É uma conquista muito importante para nosso bairro, temos a certeza que nossa vida vai melhorar muito com esse trabalho”, emocionou-se Isabel.

O secretário de Estado de Transporte, Benedito Conceição, destacou que os serviços nas ruas Ubaldo Figueira e Salvador Diniz, Avenida Santana e no bairro Nova União devem durar, em média, dois meses. “Posteriormente, outros bairros da cidade devem ser beneficiados”, anunciou o secretário.

O prefeito Ofirney Sadala destacou que as obras de recuperação das vias irão complementar as obras de mobilidade urbana. “Nós temos a certeza que este trabalho vai resolver um dos principais problemas enfrentados pelos santanenses, que é o excesso de buracos em algumas vias”, afirmou o prefeito.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Márcio Pinheiro / Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá