terça, 05 de junho de 2018 - 13:51h
Ação Governo da Gente chega a Ferreira Gomes e Porto Grande
Oferta de diversos serviços gratuitos ocorrerá na sexta-feira, 8, em Ferreira Gomes das 8h às 14h e, no sábado, 9, das 8h às 17h, em Porto Grande.
Foto: Marcelo Loureiro/Secom
Nos dois municípios, equipes do Super Fácil emitirão documentos a quem procurar por serviços de cidadania

O Governo do Estado do Estado do Amapá (GEA) promoverá, neste fim de semana, mais uma edição da Ação Governo da Gente. Desta vez, os contemplados serão os moradores dos municípios de Porto Grande e Ferreira Gomes. As atividades serão iniciadas por Ferreira Gomes, sexta-feira, 8, das 8h às 14h, na Escola Estadual Maria Iraci Tavares; em Porto Grande, o atendimento à população será no sábado, 9, das 8h às 17h, na Escola Maria Cristina Tavares.

A Ação Governo da Gente envolverá várias secretarias e órgãos estaduais, federais e prefeituras municipais, e será coordenada pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil). A programação prevê um conjunto de serviços de cidadania, saúde, jurídica e administrativa oferecidos pelo poder público, além de inclusão em programas sociais.

Durante toda a ação nos dois municípios, equipes do Super Fácil emitirão a 1ª e 2ª vias de carteiras de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), 2ª via de Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de fotos e xerox. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disponibilizará cerca de 40 profissionais da área da saúde para atender a população.

Serão oferecidas consultas médicas nas especialidades de ginecologia, dermatologia, oftalmologia, clínica geral, psicologia, exames laboratoriais, ultrassonografia, verificação de pressão arterial, teste rápido de glicemia, aplicação de flúor, vacinação contra sífilis, hepatite e gripe, além de testes da orelhinha e outros atendimentos.

De acordo com a coordenadora de projetos especiais do Super Fácil, Cintia Valéria, a ação foi pensada para levar às comunidades de Porto Grande e Ferreira Gomes o acesso rápido a uma gama de serviços de saúde e cidadania oferecidos pelo Estado. "O Governo da Gente é uma oportunidade para as pessoas que moram mais distantes terem acesso aos serviços básicos. Foi feita uma pesquisa para saber a necessidade e a carência desses serviços, naquela região. Então decidimos levar a ação para os dois municípios", frisou.

Também participarão da ação, a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims), Secretaria Extraordinária de Políticas para Juventude (Sejuv), Defensoria Pública do Amapá (Defenap), Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran) e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap), que é o responsável pela emissão da carteira de idoso.