sexta, 05 de março de 2021 - 16:51h
Governo do Amapá entrega concentradores de oxigênio aos municípios
Os equipamentos vão auxiliar os centros de covid dos municípios na assistência a pacientes com dificuldade respiratória.
Foto: SVS
Os concentradores foram entregues em evento com secretários municipais de saúde

Na manhã desta sexta, 5, o Governo do Estado aproveitou o I fórum de Acolhimento aos Gestores Municipais de Saúde para distribuir aos municípios os concentradores de oxigênio recebidos através de doação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Foram 30 equipamentos divididos entre os 16 municípios do Amapá.

“Oiapoque fica aproximadamente 590 km da capital, sendo que a única referência que nós tínhamos de oxigênio era o transporte por cilindro, isso dificulta muito, principalmente neste período chuvoso que temos problemas com a estrada. Além disso, com o apoio dos concentradores vai facilitar o atendimento a pacientes com problema respiratório”, comentou o secretário de saúde de Oiapoque, Jaiderson Nascimento.

Os concentradores funcionam transformando o ar ambiente em oxigênio puro, isso pode estabilizar o paciente em níveis aceitáveis de saturação. Também é significativo a economia do oxigênio em cilindro que tem um custo maior e dificuldade de logística para transporte aos municípios.

O equipamento foi destinado para todos os municípios, obedecendo a proporcionalidade populacional e o quadro atual de risco em relação a covid-19. Ao todo foram distribuídos 30 equipamentos: 4 para Macapá, 5 Oiapoque, 3 Santana, 5 Laranjal do Jarí, 2 Vitória do Jarí, 1 Pracuúba, 1 Serra do Navio, 1 Pedra Branca, 1 Porto Grande, 1 Ferreira Gomes, 1 Cutias, 1 Tartarugualzinho, 1 Calçoene, 1 Mazagão, 1 Amapá e 1 Itaubal.