quarta, 04 de setembro de 2019 - 15:08h - 878
Militares ensaiam para o desfile de 7 de setembro na FAB
Preparação para o desfile cívico-militar aconteceu na manhã desta quarta-feira, 4, na Av. Ivaldo Veras, zona sul de Macapá.
Por: Ailton Leite
Foto: Maksuel Martins/Secom
Ensaio das tropas militares na Ivaldo Veras

Militares do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar fizeram uma prévia, na manhã desta quarta-feira, 4, do que será apresentado no sábado, 7 de setembro. O ensaio para o desfile cívico-militar aconteceu na Av. Ivaldo Veras, zona sul de Macapá.

Neste ano, cerca de 2,4 mil militares vão desfilar na Av. FAB, no Centro de Macapá, em celebração à Semana da Pátria.

De acordo com o comandante geral da PM, coronel Paulo Matias, o ensaio é importante para preparação das tropas para a apresentação.

“A Polícia Militar participará, este ano, com aproximadamente 800 militares, divididos em todas as unidades operacionais da capital e do município de Santana, além de contar com a presença de integrantes da Guarda Territorial, de alunos dos projetos sociais da instituição e das escolas de gestão compartilhada da PM”, informou.

O coronel acrescentou que, por razões de segurança para as pessoas que vão prestigiar o desfile, neste ano não haverá apresentações de manobras radicais, como as realizadas com motos, por militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), assim como as manobras aéreas executadas pelo Grupo Tático Aéreo (GTA).

“Foi uma decisão acordada em conjunto entre os órgãos de segurança pública e o Exército Brasileiro, que coordena o desfile este ano, e achou, por bem, evitar esse tipo de manobras”, falou.

Conforme a programação, a Polícia Militar será a segunda instituição a desfilar, após a passagem das tropas do Exército Brasileiro, que abrirá o desfile.

A terceira instituição a desfilar será o Corpo de Bombeiros, que deve passar pela a Avenida FAB com aproximadamente 1,6 mil integrantes, entre militares, alunos dos projetos sociais e da escola de gestão compartilhada do CBM, além de viaturas utilizadas nas operações pela corporação.

A novidade este ano será a participação de um pelotão do Serviço Departamental de Incêndio e Socorro da Guiana Francesa, que, pela primeira vez, vai desfilar junto com os bombeiros amapaenses, em Macapá.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Maksuel Martins/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá