Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
domingo, 06 de junho de 2021 - 10:00h
Centro Covid-HU completa um ano de funcionamento com mais de 1.500 pacientes recuperados
Unidade é o maior hospital da rede pública e privada do Amapá e o terceiro maior em capacidade do norte do país para atender casos de covid-19.
Por:
Foto: Arquivo/Secom

O Centro Covid-HU, em Macapá, completa um ano de funcionamento no domingo, 6. Trata-se da maior unidade de referência para atender complicações da covid-19 no Amapá. Durante esse período, a estrutura acumula muitas vitórias, com mais de 1.500 mil pacientes que receberam alta e voltaram para casa recuperados da doença.

O termo de cessão do espaço foi resultado de uma parceria entre Governo do Amapá e a Universidade Federal do Amapá (Unifap), com a articulação senador Davi Alcolumbre.

LEIA MAIS: Covid-19: pacientes recuperados celebram vitória contra o novo coronavírus

Para garantir o funcionamento da unidade, o Governo do Amapá investiu na instalação dos sistemas de energia elétrica, água e tanques de gases medicinais. O Estado também investiu na compra de equipamentos de suporte para o diagnóstico que auxiliam no atendimento aos pacientes que estão internados na unidade, como dois raio-x portáteis e aparelho de ultrassonografia.

Atuam no Centro Covid-HU 1.134 mil colaboradores entre equipes médica, de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, laboratório, limpeza e alimentação. Tanto o funcionamento da unidade como o pagamento dos trabalhadores são 100% custeados pelo Governo do Amapá.

O Governo Federal enviou equipamentos e parte dos insumos para o local. Um termo de doação do Ministério da Saúde garante que após o fim da pandemia os equipamentos continuarão no Amapá dando suporte à rede de alta complexidade estadual.

Abertura gradual

A abertura dos leitos no HU aconteceu de forma gradual, correspondendo à necessidade de atendimento. Quando foi inaugurada, a unidade contava com  25 leitos de clínica médica adulto, 15 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 6 leitos pediátricos e 4 leitos direcionados para atendimento à pacientes indígenas. Hoje,  o HU comporta 195 dos 389 leitos direcionados para atendimento a covid-19 da rede estadual de saúde.

Destes 195 leitos, 110 são clínicos e 85 de UTI, tornado o HU o maior hospital de campanha da rede pública e privada do Amapá e o terceiro maior em capacidade instalada do orte do país.

O secretário de Saúde, Juan Mendes, ressaltou que estrutura do HU deu um novo fôlego ao tratamento da covid no Amapá permitindo a ampliação da assistência.

“O objetivo do HU vem sendo cumprido desde o primeiro dia de funcionamento, que é o de salvar vidas. Atualmente ele concentra a nossa maior complexidade assistencial, esse diferencial tem sido ímpar para salvar as pessoas acometidas em covid”, destacou.

Espaços terapêuticos

Desde que foi inaugurado, o Centro Covid HU desenvolveu projetos que contemplam espaços voltados para a oferta de atendimentos psicológicos e terapêuticos para servidores e pacientes. Em fevereiro de 2021, foi inaugurada a Sala de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (PICS) Marlúcia Gomes Gonçalves Roza. No espaço, é ofertado tratamento terapêutico para prevenir e melhorar as condições psicológicas dos pacientes e profissionais.

LEIA MAIS: Governador Waldez inaugura espaço para apoio psicológico a pacientes internados no HU

Eles participam de atividades com pinturas, jogos, roda de conversa, musicoterapia, fisioterapia, cinemoterapia, entre outros trabalhos desenvolvidos pela equipe multiprofissional formada por médicos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros e fonoaudiólogos.

Em maio, foi lançado o projeto “Qualidade de Vida no Trabalho”, que tem como objetivo ofertar atendimento médico, psicossocial e fisioterapia para os servidores da unidade.

O projeto busca promover a saúde ocupacional de forma integrada com outros setores e serviços de saúde, de modo a estimular os servidores a adotarem um estilo de vida saudável, além disso, busca garantir a valorização e condições de trabalho mais humanizadas para a equipe da unidade.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá