quinta, 04 de abril de 2019 - 14:26h - 3276
Ipem vai periciar ovos de páscoa e chocolates coletados em fiscalização
Aproximadamente 300 produtos de 26 de marcas foram recolhidos em 12 estabelecimentos de Macapá nos dias 1 e 2 de abril. Resultado sai na próxima semana.
Por: Ailton Leite
Foto: Ipem
Produtos foram coletados nos dias 1º e 2 de abril

Nesta época do ano, é comum o consumidor se deparar com produtos relacionados à Páscoa nas prateleiras de estabelecimentos comerciais. Para evitar que o consumidor seja lesado ao comprar um produto fora dos padrões, o Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem/AP), realizou nos dias 1º e 2 de abril, a coleta de aproximadamente 300 produtos, entre ovos e chocolates, em 12 estabelecimentos comerciais da capital.

Segundo a gerente do Núcleo de Pré-Medidos do Ipem/AP, Layana Jung, os produtos devem passar entre os dias 10 e 11 por perícia no laboratório do órgão. Ela acrescentou que, a numeração apresentada nos ovos de páscoa, serve apenas como referência para o fabricante. “Um produto com número maior não necessariamente pesa mais”, explicou. Ela ressalta que cada marca adota uma escala de tamanho diferente e recomenda que o consumidor fique atento à indicação do peso líquido do chocolate, que deve constar obrigatoriamente na embalagem.

No ano passado, o órgão realizou a mesma fiscalização, quando coletou produtos de 20 marcas diferentes. Durante a perícia, um produto foi reprovado por apresentar diferença de peso em relação ao descrito na embalagem.

“Quando isso acontece, o fabricante é autuado e notificado a apresentar em até dez dias defesa no Ipem. Caso não faça, ele pode ser penalizado com advertência e até multa”, advertiu, Layana Jung.

O Ipem deve divulgar o resultado das perícias na próxima semana.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá