Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 04 de janeiro de 2019 - 21:12h
Emoção e civismo marcam formatura de 90 estudantes da Escola Antônio Messias
Foi a segunda turma formada pelo novo modelo de gestão compartilhada entre Secretaria de Estado da Educação e Polícia Militar.
Por:
Foto: Pedro Gomes/Seed
Estudantes e familiares fizeram questão de registrar o momento da formatura

A formatura do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Profº. Antônio Messias Gonçalves da Silva, localizada no bairro Zerão, na zona sul de Macapá, foi celebrada com solenidade militar e contou com a presença dos pais dos estudantes e do corpo técnico do colégio. A celebração já é tradicional nas escolas administradas no modelo da gestão compartilhada entre Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Polícia Militar (PM-AP), e foi realizada na tarde desta sexta-feira, 4, no quartel do Comando Geral da PM, na capital.

A Turma Professora Rosilene de Araújo Leite foi a segunda formada dentro do novo modelo de gestão, implantado em 2017. Pais, estudantes e autoridades presentes estavam muito emocionados e orgulhosos. Foi o caso do vendedor autônomo Kleberson Ferreira, 37 anos. “Estou muito feliz pela formatura da minha filha, especialmente porque a escola reforçou a disciplina, a cidadania e o senso de responsabilidade dela. Ela sempre nos deu muito orgulho”, afirmou Ferreira.

O sentimento de dever cumprido e o misto de saudade dominavam os estudantes. O jovem André Luiz Ricardino, 18 anos, foi o orador da turma. Ele discursou sobre os desafios, conquistas e superações vividos ao longo de 2018 e adiantou que pretende ingressar na carreira militar. “Estou muito feliz de fazer parte dessa turma e de ter tido a oportunidade de estudar na Antônio Messias. Esse foi só o começo de um sonho. Pretendo ser oficial de carreira do Exército Brasileiro”, disse.

A professora Rosilene de Araújo Leite, homenageada pela turma, ressaltou que o sucesso do projeto de gestão compartilhada se deu graças ao apoio da gestão escolar, pais, estudantes e do governo. “Tudo o que conquistamos foi possível pela cooperação de cada um que faz parte da escola e que acredita nesse modelo de ensino. Fico muito emocionada de fazer parte de transformações positivas na vida desses jovens. Nós trabalhamos de mãos dadas para conseguirmos esse resultado”, avaliou a docente.

A solenidade foi presidida pelo governador do Amapá, Waldez Góes, e contou com a presença de outras autoridades. O chefe do Executivo amapaense ressaltou os resultados positivos da escola Antônio Messias, que vão muito além da formação escolar. “O conhecimento adquirido por esses jovens vai além da sala de aula, eles se refletem dentro da família, no bairro em que moram e no meio social em que convivem. Nós vamos continuar investindo na política educacional oferecendo oportunidades como essa”, afirmou Góes.

A secretária de Educação, Goreth Sousa, frisou os avanços da unidade de ensino e o impacto dessa mudança na vida da comunidade escolar. “A escola Antônio Messias não apenas melhorou significativamente o resultado de aprendizagem, mas também zerou a evasão escolar do colégio. Estou muito feliz de fazer parte dessa história”, finalizou a gestora.

A escola Antônio Messias possui 1.115 alunos matriculados no ensino fundamental II e ensino médio e, desde 2017, funciona com a gestão compartilhada, que além da base curricular comum, trabalha ações pedagógicas militares, abordando assuntos de ética, cidadania, respeito ao próximo, entre outros.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá