Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 03 de setembro de 2021 - 19:34h
Novo Barão: escola restruturada reúne arquitetura original e modernização
Galeria de fotos mostra resultado das obras realizadas pelo Governo do Amapá no prédio tradicional, entregue nesta sexta-feira, 3.
Por:
Foto: José Baía / Marcelo Loureiro / John Martins / Secom
Restauração focou no resgate histórico do prédio original.

Entregue à população nesta sexta-feira, 3, pelo governador, Waldez Góes, o prédio restaurado da Escola Estadual Barão do Rio Branco mantém a arquitetura original com novas instalações, prontas para atender os 834 alunos matriculados.

A Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) é o órgão responsável pela modernização da parte visual da escola, que completa 75 anos de existência em 2021. O gestor da pasta, Gilberto Ubaiara, ressalta que foi realizada uma pesquisa para valorizar as características históricas do prédio tombado como patrimônio nacional.

“O espaço recebeu uma restauração que manteve todas as características do prédio original. Para a visualização, foi levada em conta a imagem da instituição como era na época no Ex-Terrítório, fazendo um resgate histórico”, disse.

Veja abaixo a galeria de fotos do Novo Barão do Rio Branco:

A entrada da escola mantém a arquitetura original com arcos que, na época, revolucionou o cenário urbano e inspirou outras construções na cidade de Macapá. 

Climatizadas, as salas de aula ganharam um toque moderno e mais confortável.

A biblioteca da escola é confortável e acessível para os alunos, com um grande acervo de livros didáticos e literários.

Como estratégia da Educação para todas as escolas estaduais, Barão do Rio Branco também ganhou uma sala de planejamento e práticas pedagógicas.

Ampliado, o novo refeitório traz um ambiente ainda mais agradável para o momento de alimentação dos alunos.

Para pesquisa, a sala de informática recebeu computadores modernos e preparados para reforçar a busca dos estudantes por conhecimento.

O hall de entrada valoriza as principais características do prédio original com os bustos do Barão do Rio Brando nas escadas.

A escola reservou um espaço, ainda na entrada, para exibir os triunfos escolares e esportivos conquistados por professores e alunos da instituição.

Preparada para receber as aulas de educação física e torneios esportivos internos, a quadra poliesportiva é grande e equipada.

Os corredores são arejados e também leva a uma “viagem ao tempo” quem visita a escola pelo resgate histórico da arquitetura.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá