quinta, 03 de agosto de 2017 - 14:47h - 3306
Curso vai ajudar na melhoria da produção de peixes no Amapá
Inscrições estão abertas e a capacitação ocorrerá de 14 a 18 de agosto.
Por: Eloisy Santos
Capacitação vai ajudar piscicultores a melhorarem a produção de pescado no Estado

O Governo do Estado Amapá (GEA) atua para fomentar e fortalecer diversas atividades no Estado. Neste sentido, uma parceria entre a Agência de Pesca do Amapá (Pescap) e a Escola de Administração Pública (EAP) oportunizará a empreendedores do ramo de piscicultura e acadêmicos da área a participarem de um Curso Básico de Piscicultura, que ocorrerá entre os dias 14 e 18 de agosto.

Estão sendo ofertadas 30 vagas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas presencialmente, na Pescap, que localiza-se na Av. Mario Cruz, 19 C, bairro Central de Macapá. Os interessados também podem se inscrever e buscar mais informações pelos telefones 99116-6068 e 99901-5132. 

Módulos

O curso será dividido em três módulos e contará com aulas teóricas e práticas, totalizando uma carga horária de 40 horas. Os profissionais que ministrarão o curso são mestres, especialistas e técnicos da Pescap e da Agência de Fomento do Amapá (Afap).

O módulo I será ministrado no dia 14 de agosto e agregará explanações acerca do associativismo, cooperativismo, linhas de crédito, higiene e manipulação de pescado.

No módulo II, as temáticas abordadas durante o dia 15 de agosto serão: piscicultura, tipos de cultivo, espécies cultivadas, definição de local para implantação, construção, manutenção e povoamento dos viveiros.

O terceiro e último módulo ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de agosto. Nos dois primeiros dias, ainda de forma teórica, as aulas tratarão sobre qualidade da água, manejo de cultivo, alimentação de peixes, manejo sanitário (profilaxia) e despesca.

O último dia de curso, 18 de agosto, será dedicado à parte prática da capacitação. Os participantes irão até a propriedade chamada Açaizeiro, localizada na Rodovia Duca Serra. Na ocasião, os alunos aprenderão mais sobre o uso correto de equipamentos, anatomia e fisiologia das espécies, diagnósticos de enfermidades, parasitoses e bacterioses mais comuns na atividade piscicultora do Estado.      

Assistência

O Governo do Amapá executa, desde 2015, várias ações para qualificar e fomentar a cadeia produtiva da piscicultura do Estado. A Pescap atua continuamente na assistência técnica aos empreendedores e ofertando, mensalmente, cursos como este, visando o desenvolvimento da atividade local.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá