terça, 04 de junho de 2019 - 08:35h - 2102
Macapá Hotel deve ser transformado em Centro de Desenvolvimento Econômico e Cultural
Anúncio foi feito pelo governador em exercício, Jaime Nunes, durante Workshop de Planejamento Estratégico para o Setor de Turismo.
Por: Nathacha Dantas
Foto: Márcio Pinheiro/Secom
Jaime Nunes também anunciou que o Macapá Hotel deverá ser um novo ponto turístico que também servirá para recepcionar investidores

O governador em exercício Jaime Nunes anunciou que o governo estuda transformar o Macapá Hotel - patrimônio recentemente recuperado pelo Estado - em um Centro de Desenvolvimento Econômico e Cultural do Amapá. O anúncio foi feito durante a abertura do Workshop de Planejamento Estratégico para o Setor de Turismo, que aconteceu nesta segunda-feira, 3, na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae/AP), em Macapá.

De acordo com Jaime, o ambiente deverá ser um novo ponto turístico que também servirá para recepcionar investidores. “A intenção é centralizar os órgãos do setor de desenvolvimento em um só lugar para que, quando os investidores chegarem ao Estado possam ser recepcionados com mais agilidade e eficácia. Além disso, será um ambiente voltado para a cultura, onde os turistas poderão conhecer a história e experimentar os nossos costumes e tradições às margens do majestoso Rio Amazonas”, afirmou.

Durante o Workshop, Nunes também ressaltou que os agentes envolvidos na área devem fazer um trabalho de estruturação de roteiros turísticos no Estado, fortalecendo todos os empreendimentos da cadeia produtiva do turismo. 

“Os governos estadual e municipal têm o dever de fortalecer o segmento por meio de financiamentos e políticas públicas. Mas, é a iniciativa privada quem tem autonomia para criar o ambiente favorável a fim de destravar o potencial turístico da região, gerando lazer, emprego e renda para o povo e, movimentando a economia local. Uma sugestão, que pode ser analisada, é uma rota turística pelo Rio Amazonas, que é o nosso maior cartão postal”, pontuou o governador em exercício.

Em sua fala, a secretária de Estado do Turismo (Setur), Rosa Abdon, destacou que para o fortalecimento do setor é necessário dinamizar os pequenos negócios da cadeia de turismo formada pelos municípios que são similares por seus atrativos naturais e culturais e, que podem atuar de forma organizada para atrair um número cada vez maior de turistas.

“As prefeituras também devem estar legalmente aptas para receber os recursos federais que fomentam o turismo, seja financiando projetos, estrutura de eventos ou melhorando os pontos turísticos já existentes”, argumentou a gestora.

Workshop 

Organizado pelo Sebrae e Federação de Turismo do Estado do Amapá (Fetur), o Workshop de Planejamento Estratégico para o Setor de Turismo reúne até esta terça-feira, 4, sindicatos, associações, secretarias de turismo, companhias aéreas, gestores de pontos turísticos, Trade Turístico, organizações e instituições afins ligadas direta ou indiretamente à atividade turística. Ao final dos trabalhos, será elaborada uma carta de proposição, de forma conjunta, com 10 prioridades que serão apresentadas às bancadas federal, estadual e municipal.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Márcio Pinheiro/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá