Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
domingo, 03 de março de 2019 - 18:34h
Carnaval 2019: famílias amapaenses curtem o Sacaca Folia
Organizado pelo Governo do Amapá, evento reuniu ações como produção de máscaras, pintura facial, contação de histórias e a presença do Rei Momo.
Por: Andreza Carolina
Foto: Irineu Ribeiro/Secom
Programação ocorreu nos dias 2 e 3 de março no Museu Sacaca

O público infantil curtiu uma novidade nos dias 2 e 3 de março, o "Sacaca na Folia", evento voltado às famílias amapaenses com objetivo de resgatar os tradicionais bailes carnavalescos infantis.

Neste domingo, 3, centenas de pessoas – especialmente crianças – aproveitaram o último dia da programação, que trouxe ações como baile, produção de máscaras, pintura facial, contação de histórias e presença do Rei Momo, no Museu Sacaca.

O evento foi organizado Governo do Amapá. A coordenadora do espaço, Eliane Nascimento, explica que o público superou as expectativas.

"A população se interessou pelo Sacaca na Folia e compareceu em peso nos dois dias. Isso é importante porque, além de resgatar os bailes, queremos que as pessoas conheçam o museu e passem a frequentá-lo", declarou Eliane.

A dona de casa Dayane Brito, 24 anos, aproveitou o "Sacaca na Folia" com os os filhos, William Gabriel, 6 anos, e Rayane, 3 anos. Ela conta que nunca tinha visitado o Museu Sacaca e que soube da programação por vizinhos.

"Achei tão interessante que vim de Santana para aproveitar o evento. Essa iniciativa é importante porque são poucas opções para crianças no Carnaval. É o primeiro bailinho dos meus filhos e eles estão se divertindo muito. Gostei de conhecer o Museu Sacaca e vou passar a frequentá-lo. É um ambiente ideal para crianças ", comentou Dayane.

Quem também levou os pequenos para a diversão foi a pedagoga Amanda Valéria. "Quando soube do Sacaca na Folia, fiz questão de trazer meus filhos e sobrinhos. É uma programação especial e eles estão adorando tudo. É uma diversão para toda a família!", disse a pedagoga.

A sobrinha de Amanda, Pétala, 8 anos, aprovou a folia. "O que mais gostei foram as músicas porque adoro dançar, também gostei muito de escolher minha fantasia", contou a menina.

Um dos momentos mais aguardados do Sacaca na Folia foi a chegada de Raimundo Tavares, 65 anos, o Rei Momo do Carnaval amapaense. Ele assistiu parte do evento e se emocionou com a recepção do público.

Bloco da Responsa

O "Sacaca na Folia" faz parte do Bloco da Responsa, uma iniciativa do Governo do Amapá para o Carnaval 2019. São vários órgãos incluídos com ações de segurança pública, educação no trânsito, entretenimento, mobilização social e de saúde.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Irineu Ribeiro/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá