quarta, 03 de fevereiro de 2021 - 21:08h
Governo envia cestas básicas para famílias atingidas por enchentes em Calçoene
Os 500 kits de mantimentos foram enviados para assistência ao município. A Defesa Civil, junto com outros órgãos, estão em um trabalho conjunto para atender a região.

Nesta quarta-feira, 3, a força-tarefa do Governo do Estado do Amapá envia a primeira remessa com 200 cestas básicas e 150 caixas de hipoclorito para o município de Calçeoene, a 356km de capital. Mais 300 cestas serão encaminhadas nesta quinta-feira, 4, após o retorno dos caminhões de transporte dos insumos, totalizando 500 kits de mantimentos básicos. A Defesa Civil Estadual está coordenando a mobilização dos alimentos, juntamente com a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims).

As fortes chuvas causaram danos nos sistemas de captação e distribuição de água em Calçoene, por isso foram enviados caminhões-pipa e equipes de assistência social para levantamento dos impactos à população. O município decretou estado de emergência.

O subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Coronel Janary Picanço, afirmou que a situação é recorrente e que a Defesa Civil está alinhada com todos os municípios que apresentam histórico de enchentes.

“Enquanto estiver chovendo, que é uma situação duradoura, a Defesa Civil e o CBM vão estar fazendo o acompanhamento dos municípios. Amapá e Calçoene já estão com o decreto de emergência com vigência de 180 dias, ou seja, até o final do primeiro semestre vamos estar em alerta”, explicou ele.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec) e a Sims fazem a inspeção nas localidades para levantar os dados para as providências emergenciais do Governo. Até o momento, 70 famílias da área rural já foram atingidas e serão assistidas com os insumos – o levantamento na área urbana ainda está em andamento.

Assistência Social

Uma ação de entrega de água potável nas comunidades rurais foi realizada pela Sims e Defesa Civil, no Assentamento do Mutum, Cunani (parte baixa), Irineu, Sete Ilhas e Asa Aberta. A secretária de Estado da Inclusão e Mobilização Social, Albanize Colares, reafirma o papel do Governo com a assistência dessas famílias.

“As famílias afetadas pelo alagamento estão fragilizadas pela situação de calamidade e diante da situação de vulnerabilidade social temporária, por isso receberão cestas básicas e água potável. Também estamos com equipes de assistentes sociais em atendimento para pré-cadastro no Renda Para Viver Melhor, com benefício de R$ 311,00”, disse ela.

Desinfecção de poços e purificação

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) já está atuando na manutenção do sistema de captação do município do Amapá e Calçoene, assim como estuda as alternativas de desinfecção dos poços artesianos e amazonas das localidades.

A Caesa trabalha para que os poços que atendem residências que não fazem parte da rede de água da estatal estejam adequados para o uso da água.

“Estamos em processo de aquisição emergencial das pastilhas de cloro e outros materiais específicos. Serão cerca de 2.800 poços desinfectados na próxima semana”, explica o diretor presidente do órgão, Valdinei Amanajás.

Frentes de trabalho

CAESA

- Restabelecimento da Estação de Captação e Distribuição de água potável;

- Avaliação de ação de desinfecção dos poços da população afetada;

SIMS

- Cadastramento das famílias afetados e confecção de relatório social;

- Distribuição das cestas básicas para famílias atingidas

SVS

- Distribuição de hipoclorito (269 famílias atendidas - 2.152 frascos de hipoclorito distribuído);

- Orientação de boas práticas de tratamento da água para consumo;

- Avaliação da situação dos casos de covid-19 frente ao Desastre;

- Avaliação de ações visando o aumento das doenças diarreicas e dermatológicas relacionadas à qualidade da água;

CBMAP/CEDEC

- Monitoramento do nível do rio e do índice pluviométrico;

- Orientação técnica ao Prefeito das ações de defesa Civil;

- Ativação da distribuição de água através de caminhão-pipa com apoio do EB e SETRAP;

- Avaliação de ações conjuntas na área da saúde, saneamento e tratamento de água potável.