sábado, 02 de novembro de 2019 - 12:44h - 1632
‘Aprendemos a trabalhar em equipe e ter empatia’, diz participante do Jovem Descolado
Projeto é uma parceria do Governo do Estado e Sebrae para qualificar jovens para o mercado de trabalho, e formou 150 estudantes em Laranjal do Jari.
Por: Anne Santos
Foto: Philippe Gomes/Secom
Participantes do Jovem Descolado durante cerimônia ocorrida em Laranjal do Jari

Conquistar um emprego ou abrir um negócio, seja qual for a decisão de um dos participantes do Projeto Jovem Descolado, eles estão preparados. Nesta sexta-feira, 1°, em Laranjal do Jari, 150 jovens com idades entre 16 a 24 anos receberam o certificado de conclusão de curso, que é uma parceria entre Governo do Estado e Sebrae.

Foram 110 horas de aulas estimulando o empreendedorismo na vida pessoal e profissional do jovem.

“Mais que qualificar o jovem para o mercado de trabalho, o Jovem Descolado também estimula o empreendedorismo, uma alternativa de empregabilidade”, disse o Secretário Extraordinário de Políticas Para a Juventude, Pedro Filé (à esquerda na foto abaixo), durante a formatura.

Um aprendizado que, segundo a aluna Dayane Pureza, mudou a vida dela.

“Aprendemos a trabalhar em equipe e ter empatia ao próximo. Pensar grande, ser eficiente e pró ativo. Somos pessoas mudadas, que vencemos nossos medos e encaramos desafios”, afirmou.

Na ocasião foram premiados os alunos destaques de cada turma.  De acordo com o coordenador do Sebrae no município, Kleber Aguiar, os alunos foram avaliados durante o curso.

“Critérios como assiduidade, comprometido, responsabilidade, capacidade iniciativa e produtividade foram decisivos para a escolha”, explicou.

Uma das premiadas foi Ana Joyce, 17 anos. Para ela, uma surpresa.

“Não esperava, mas é gratificante saber que toda a dedicação teve uma recompensa”, afirmou.

Ana, inclusive, já faz planos pós-curso.

“Vou tentar um emprego na área de eletromecânica em uma fábrica aqui da região”, disse.

Sobre o projeto

O Jovem Descolado é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Sebrae, e já qualificou até agora 890 jovens. No último dia 17 de outubro, 337 jovens, formaram em Macapá, cuja cerimônia de formatura ocorreu no Teatro das Bacabeiras, além de 180 formados em Santana. A próxima etapa é o balcão de oportunidades, onde os jovens descolados terão a oportunidade de conhecer empresas.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Phillippe Gomes/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá