segunda, 02 de setembro de 2019 - 21:16h - 1906
Semana da Pátria: confira as mudanças de tráfego para os dias de desfiles na Avenida FAB
O Governo do Amapá e a Prefeitura de Macapá divulgaram nesta segunda-feira, 2, as mudanças no tráfego da Avenida FAB para os dias de desfiles.
Por: Andreza Teixeira
Foto: Divulgação
Programação dos desfiles foi montada

O Governo do Amapá e a Prefeitura de Macapá divulgaram nesta segunda-feira, 2, as mudanças no tráfego da Avenida FAB para os dias de desfiles da Semana da Pátria. A programação vai iniciar na quinta-feira, 5, com escolas municipais; na sexta-feira, 6, será o desfile das escolas estaduais da zona sul, e, no sábado, 7, o desfile cívico-militar.

Para organização da estrutura do evento, a principal via da cidade será interditada a partir de 5h desta terça-feira, 3, entre as ruas Odilardo Silva e General Rondon; e na quarta-feira, 4, também às 5h, entre as ruas Odilardo Silva e Tiradentes. Nos dias 5 e 6, a via será interditada entre as ruas Jovino Dinoá e São José, de 12h às 21h; e no dia 7, o fechamento será de 6h às 22h. A via será liberada logo após o evento. 

Durante os dias de programação, o controle do trânsito será feito pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Amapá (BPTran), com apoio da Guarda Municipal, e da Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac), que montou um esquema de mudança de tráfego, interdições dos locais de concentração e dispersão, e esquema de rotas de ônibus da Avenida FAB. Confira: 

Parcerias

O chefe-adjunto do Gabinete do Governador (GabGov), Carlos Marques, explicou que o governo estadual e a prefeitura estabeleceram parcerias para garantir o conforto e a segurança das pessoas que vão prestigiar e participar dos tradicionais desfiles da Semana da Pátria. A realização dos desfiles na Avenida FAB vem para resgatar uma história de mais de 20 anos.

“A prefeitura já vem utilizando a Avenida FAB para o desfile das escolas municipais. Este ano, a FAB também será palco dos desfiles das escolas do Estado, localizadas na zona sul de Macapá, e para o desfile das Forças Militares do estado e do Exército Brasileiro, o que justificou o diálogo entre as equipes do governo e da prefeitura, para, em conjunto, preparar o cenário da festa cívica”, ponderou.

Marques explicou que os custos da estrutura a ser utilizada nos três dias de desfiles foram divididos, sendo da prefeitura a responsabilidade com os custos constantes no seu planejamento inicial (estrutura de menor porte) e do Estado os demais custos da estrutura de arquibancada, que terá capacidade para acomodar 2 mil pessoas, disciplinadores, banheiros químicos e sonorização, que será utilizada em todos os dias do desfile.

Carlos Marques destacou, ainda, que há serviços, como poda de árvores, pintura de meio-fio e limpeza, antes, durante e depois do evento, e iluminação, que são de responsabilidade exclusiva da prefeitura.

“Estado e prefeitura estão trabalhando juntos, por exemplo, na pintura das faixas de trânsito e revitalização da Praça da Bandeira. Nestes casos, o Estado cede o material, enquanto a prefeitura atua com a mão de obra”, exemplificou o chefe-adjunto do GabGov.

O desfile das escolas da zona norte será no dia 13 de setembro, na Rodovia do Curiaú.

Organização

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) será responsável pelo cadastro e ordenamento dos empreendedores que deverão atuar nos dias de programação, sendo que o controle das atividades empreendedoras ficará sob a responsabilidade do órgão municipal de fiscalização.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AP) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) serão responsáveis pelo atendimento de primeiros socorros e médicos, disponibilizando, também, atendimento em sala adaptada no Colégio Amapaense e Escola Gabriel de Almeida Café.

Caberá à Polícia Militar (PM/AP) e à Guarda Civil Municipal cuidar da segurança do evento.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá