Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 02 de agosto de 2019 - 17:58h
Consórcio Interestadual se consolida e elenca projetos prioritários para cada estado
Presidente do consórcio, Waldez Góes frisou que formar parcerias com organizações nacionais e internacionais está entre os objetivos do instrumento.
Por: Andreza Carolina
Foto: Governo de Tocantins
Projetos foram definidos em reunião nesta sexta-feira, 2, durante o 18º Fórum de Governadores, em Tocantins

Cinco meses após sua criação, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal se apresenta consolidado, com corpo técnico funcionando, espaço físico definido e planejamento estratégico concluído. A próxima meta, agora, é elencar as nove prioridades dentre os 26 projetos definidos durante a 2ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral do Consórcio Amazônia Legal, que ocorreu nesta sexta-feira, 2, durante o 18º Fórum de Governadores, em Palmas, Tocantins.

De acordo com o estabelecido, neste primeiro momento, cada estado ficará responsável por um projeto, e terá prazo, ainda a ser definido, para desenvolver a matéria.

Para o governador Waldez Góes, que também é presidente do consórcio, a transparência, a governança e o planejamento são pontos importantes para a consolidação do instrumento. Ele acredita que já será possível alcançar metas, como formar parcerias com organizações nacionais e internacionais, compartilhar experiências exitosas entre os estados e aprimorar as compras públicas.

O combate ao desmatamento ilegal e o Fundo Amazônia (um tipo de financiamento) são algumas das prioridades do consórcio, entretanto, Waldez frisou que cada um dos nove estados possui suas especificidades.

“No Amapá, se for possível, aplicaremos 100% dos recursos disponíveis em zoneamento ecológico e Cadastro Ambiental Rural. Queremos investir nos instrumentos necessários para que, tanto o poder público, quanto a iniciativa privada busquem linhas de financiamento, mas, com instrumentos que dão a garantia, transparência e responsabilidade ambiental, como uma base cartográfica, que nós já temos”, afirmou.

Consórcio Interestadual da Amazônia Legal

O consórcio é uma autarquia na modalidade de associação pública, com autonomia para captar recursos, promover investimentos e executar projetos de interesse comum aos nove estados da Amazônia brasileira.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá