sábado, 03 de julho de 2021 - 10:00h
Governo do Amapá lança sistemas de inteligência para fortalecimento do combate à criminalidade
A aquisição de tecnologia faz parte do pacote de investimentos e do tripé que o Governo do Estado utiliza para segurança: investimento, inteligência e integração.
Foto: Márcio Pinheiro
Coronel Carlos Sousa, secretário de Segurança Pública

Com o uso de tecnologias de ponta o Governo do Amapá avança no combate à criminalidade. A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) lançou nesta sexta-feira, 2, duas importantes e modernas ferramentas para o combate à criminalidade e integradas com as forças de segurança de todo o país.

O anuncio foi feito durante a inauguração do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) do Macapaba – maior conjunto habitacional do estado.

Sistema Guardião Web

Se trata de dois sistemas. Um é o Sistema Guardião Web que é um software de interceptação telefônica que foi atualizado para facilitar o trabalho dos policiais neste tipo de operação. Com o uso da tecnologia de ponta a investigação pode ser concluída em qualquer município do estado. Um investimento de R$ 465 mil do tesouro estadual foi aplicado na atualização do sistema que antes operava como Guardião Desktop.

“A antiga plataforma tinha abrangência limitada à capital, então, o delegado com autorização judicial para receptação telefônica do combate ao crime organizado no interior do estado, tinha que se deslocar para Macapá. Com a atualização, o profissional pode executar a operação de Oiapoque ao Jari fazendo a coordenação de inteligência funcionar”, destacou o secretário da Justiça e Segurança Pública, coronel Carlos Souza.

Sistema Integrado de Inteligência

O aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública (Sejusp) à custo zero e unifica os relatórios do serviço de inteligência, permitindo o compartilhamento das informações com todas as forças de segurança em tempo real como: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Poder Judiciário, Exército, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e todos que fazem parte do sistema de inteligência que poderão acessar e introduzir relatórios.

“As aquisições tecnológicas fazem parte do pacote de investimentos e o do tripé que o Governo do Estado utiliza para segurança: investimento, inteligência e integração, dando dinamismo no combate à criminalidade”, reforçou o gestor, enfatizando que isso também representa o fim dos relatórios impressos.

Estado forte, povo seguro

O governo do Amapá está reestruturando a Segurança Pública do Estado com investimentos de R$ 250 milhões, fruto da união de esforços do governo estadual, bancada federal e recursos dos Fundos de Segurança e Penitenciário Nacional. É o maior investimento já feito no setor, resultado de um planejamento iniciado em 2015.

São obras como quartéis, delegacias, sedes para as corporações, um píer integrado e a penitenciária de segurança máxima – sediados em Macapá e Santana. Os recursos também estão sendo investidos na aquisição de viaturas, armamentos, sistema de rádio de comunicação e mobiliários, que contaram com a articulação dos senadores Davi Alcolumbre e Lucas Barreto.