quinta, 02 de maio de 2019 - 21:40h - 1032
Jogos Escolares 2019 deverão reunir 15 mil estudantes do Amapá
Os eventos esportivos terão modalidades coletivas e individuais, no masculino e feminino; além dos jogos paralímpicos.
Por: Weverton Façanha
Foto: José Baía / Secom
Organizadores dos Jogos Escolares 2019 reunidos durante o lançamento da competição, nesta quinta-feira, 2

Os Jogos Escolares Amapaenses 2019 vão iniciar no dia 21 de maio e devem reunir 15 mil estudantes nas modalidades individuais e coletivas. A competição, que serve de seletiva para a etapa nacional, foi lançada oficialmente nesta quinta-feira, 2, pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), coordenadora geral do evento.

O lançamento contou com a participação dos coordenadores dos jogos, que explicaram como vai ocorrer toda a dinâmica da etapa estadual das competições, que também envolverá diretamente as federações de algumas modalidades individuais como o atletismo.

“Este ano estamos trabalhando em parceria com federações e vamos promover diversas modalidades esportivas com alunos de todas as redes de ensino. Nossa meta é extrair o melhor de cada competidor e levá-lo para as etapas nacionais em busca de grandes resultados”, declarou Paulo José dos Santos, gerente do Núcleo de Esporte e Rendimento da Sedel e um dos coordenadores dos Jogos Escolares.

Antes dos Jogos Escolares, haverá o Festival Paralímpico, que vai acontecer no dia 11 de maio, no Centro Didático Rosa Ataíde e Ginásio Avertino Ramos, em Macapá, com quatro modalidades: natação, atletismo adaptado, tênis de mesa, bocha paralímpica.

Já as competições dos Jogos Escolares 2019 ocorrerão no período de 21 a 31 de maio, nas modalidades coletivas (basquete, futsal, vôlei e handebol), masculino e feminino, nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. As competições acontecerão em locais aprovados pelos professores do Núcleo de Esporte e Rendimento, que ainda serão divulgados.

No segundo semestre ocorrerão as competições individuais, no período de 5 a 30 de agosto, com as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, também no masculino e feminino, nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Este ano também serão disputadas as modalidades de capoeira, jiu-jitsu, karatê e taekwondo, mas que não servirão como seletiva os jogos nacionais.

As instituições de ensino interessadas em participar dos Jogos Escolares 2019 e do Festival Paralímpico 2019 podem acessar as fichas pela internet.

Clique no link para baixar as fichas de inscrição.

Jogos Escolares da Juventude 2019

A etapa estadual dos jogos é classificatória para Jogos Nacionais Regionais, que acontece em Palmas-TO, no período de 11 a 15 de setembro, nas modalidades coletivas. Esta fase vai reunir os estudantes da região Norte, do Distrito Federal (DF) e Mato Grosso (MT) - (Regional Verde), dos Jogos Escolares da Juventude 2019. Somente as equipes classificadas nesta etapa seguirão para a fase final que ocorrerá em Blumenau-SC, de 16 a 30 de novembro.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá