Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 01 de novembro de 2019 - 17:23h
GTA participa de missão para homologação de pistas de pouso em terras indígenas
Ação da Sesai e Funai contou com apoio do Governo do Amapá para avaliar os locais de aterrissagem e decolagem nas aldeias.
Por:
Foto: GTA/Divulgação
GTA ofertou serviço de transporte aéreo para a Sesai e Funai

O Governo do Amapá, através do Grupamento Tático Aéreo (GTA), participou do trabalho de levantamento de pistas de pouso em terras indígenas do estado e também do Pará. De 12 áreas avaliadas, dez estão aptas a serem homologadas.

A ação foi promovida pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, com a Fundação Nacional do Índio (Funai). O processo durou dez dias, e aconteceu em outubro.

O relatório indicando as ações necessárias para homologar os aeródromos será encaminhado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para aprovação e posterior execução.

O coordenador adjunto do GTA, Fabrício Alencar, destaca que o transporte aéreo para as aldeias é de difícil acesso. Entre os locais visitados, estão aldeias localizadas na região do Tumucumaque, em Calçoene, a 374 quilômetros de Macapá.

“Nós, do GTA, tivemos participação nesse trabalho da Sesai e Funai. Essas pistas estavam críticas e necessitavam de levantamento para a possibilidade de homologação. Prestamos o apoio necessário a esse tipo de transporte”, reforçou.

Duas aeronaves do GTA foram utilizadas na missão. Uma delas foi pilotada pelo capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP) Jean Silva. Ele revela as dificuldades que a equipe enfrentou durante a missão.

“Nessa missão, nós cumprimos o transporte de equipamentos e de pessoas para o serviço de topografia e de medição. Não foi tarefa fácil, no ponto de vista operacional, sobretudo, porque havia desconhecimento das condições reais e atuais das pistas de pouso”, falou.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

GTA/Divulgação

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá