terça, 01 de setembro de 2020 - 20:27h - 1102
Covid-19: Amapá sobe na avaliação de ranking da Transparência Internacional
Estado está entre os cinco do Brasil com maior transparência na divulgação de dados.
Por: Anne Santos
O estado é um dos cinco do Brasil com maior transparência na divulgação das informações sobre os números do novo coronavírus.

O Governo do Amapá alcançou 99 pontos no ranking da organização Transparência Internacional, que avalia como os portais da transparência estaduais divulgam informações sobre ações de enfrentamento à covid-19, como contratações emergenciais e medidas de estímulo econômico e proteção social

O estado é um dos cinco do Brasil com maior transparência na divulgação das informações sobre os números do novo coronavírus, que têm sido publicados em seus portais oficiais.  Os dados foram divulgados pela organização nesta terça-feira, 1º, e se referem ao período de 24 a 31 de agosto. No mês de julho, a pontuação do Amapá era de 98, 7 pontos - a nota máxima é 100. 

A posição é classificada como ótima, em uma escala que utiliza os conceitos: péssimo, ruim, regular, bom e ótimo.  A avaliação é um instrumento que serve para que a sociedade acompanhe os investimentos e a forma como são divulgados, para promoção e controle social, mostrando como a população tem acesso a essas informações. 

Desde o início da pandemia, o Governo do Amapá adotou medidas de prestação de contas das ações de enfrentamento à covid-19, além da divulgação diária de boletins epidemiológicos, a atualização do portal da transparência, o Amapá também dispõe de um site para divulgação de informações relacionadas as ações e aplicações de verbas no combate ao novo coronavírus, é o corona.portal.ap.gov.br.

Critérios de avaliação 

Para atribuir as notas, a Transparência Internacional usou critérios baseados em um manual de Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à Covid-19, produzido pela ONG junto com o Tribunal de Conta da União (TCU). 

VEJA OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AQUI  

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá