sexta, 02 de julho de 2021 - 16:05h - 9018
Governador amplia cadastro reserva do concurso do Iapen de 2018
Com a construção de novos sistemas penitenciários do programa Estado Forte Povo Seguro, Waldez decidiu ampliar vagas do certame para garantir a força de trabalho nos próximos anos.
Por: Henrique Borges
Foto: Marcio Pinheiro
Até o fim do ano, de acordo com o edital, a primeira formação e posse será de 110 habilitados no concurso.

 

Na quinta-feira, 1º, o governador do Amapá, Waldez Góes, junto ao senador Davi Alcolumbre e parlamentares, homologou a ampliação do número de vagas do cadastro reserva do edital de 2018 do concurso do Instituto Penitenciário do Amapá (Iapen). Com isso,o objetivo é fornecer recursos humanos para os próximos anos na área da segurança penitenciária.

Até o fim do ano, de acordo com o edital de abertura e como parte do programa Estado Forte, Povo Seguro, a primeira formação e posse será de 110 habilitados no concurso. Pois, ainda neste semestre, será entregue a Penitenciária de Segurança Máxima – uma das obras do pacote de R$ 250 milhões de investimento na Segurança Pública do Amapá.

Waldez ressaltou a importância do cenário político de união, que proporciona desenvolvimento com mais velocidade e mais resultados para a sociedade.

Waldez ressaltou a importância do cenário político de união, que proporciona desenvolvimento com mais velocidade e mais resultados para a sociedade.

“O ambiente de união deve ser preservado e como fruto de uma sinergia no ambiente político, vamos seguir dando oportunidades para nossa população e dando apoio com todas as forças possíveis para o desenvolvimento da nossa sociedade”, disse.

Quartéis, delegacias, sedes para as corporações, um píer integrado e a penitenciária de segurança máxima, assim como investimentos na aquisição de viaturas, armamentos, sistema de rádio de comunicação e mobiliários, fazem parte do pacote Estado Forte, Povo Seguro. A união de esforços do governo estadual, bancada federal e recursos dos Fundos de Segurança e Penitenciário Nacional, proporcionou o maior investimento já feito no setor. 

O senador Davi enalteceu a atitude do governador em relação à categoria e reforçou a importância de dar oportunidades para a população.

“Quero registrar a sensibilidade e a simplicidade de um governador de Estado em anunciar algo tão grandioso que deve ser reconhecido publicamente. A possibilidade de abrir esse cadastro reserva, que é um sonho de muitos que lutaram e buscaram esse direito, mas só um governador, com muita sensibilidade, ouviu todos os lados e os políticos sobre esse assunto”, ressaltou o senador que, enquanto presidente do Senado Federal, promulgou a lei que cria a Polícia Penal. 

Inicialmente, o concurso havia sido prorrogado e com a pandemia houve suspensão dos prazos. Com a criação da Polícia Penal e a futura inauguração da Penitenciária de Segurança Máxima está em processo de aprovação de mais recursos.

Para um dos membros da Comissão de Habilitados Iapen 2018, Alex Lima, o momento é de alegria.

“É um momento imensurável. Todos aqui se dedicaram e estamos sedentos para fazer parte do funcionalismo público. A partir de agora, é o início de um sonho que está se tornando realidade”, afirmou. 

A solenidade finalizou com entregas de placas de honra ao mérito e buquê de flores para as deputadas estaduais Aldilene e Edna, e para a deputada federal Marcivânia, que deram suporte para a categoria articular e alcançar o objetivo de aumentar o número do cadastro reserva. A decisão será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 2. 

 

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá