Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 01 de julho de 2019 - 12:08h
Amapá vai sediar discussões sobre a relação socioeconômica entre Brasil e França
XI Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça (CMT) vai reunir representantes dos dois países durante dois dias Macapá.
Por:
Foto: Marcelo Loureiro / Secom
O encontro acontece no interstício de dois anos com revezamento de local. A última CMT ocorreu em 2016 na Guiana Francesa

Durante dois dias, o Amapá será a sede de discussões sobre temas da cooperação bilateral entre o Brasil e a França. Os assuntos serão pautados na XI Reunião de Comissão Mista Transfronteiriça (CMT) que acontece nos dias 3 e 4 de julho, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Macapá. O encontro ocorre no interstício de dois anos com revezamento de local. A última CMT foi em 2016 na Guiana Francesa.

O encontro terá a participação de líderes políticos de ambos os países visando facilitar o intercâmbio de uma série de discussões internacionais de desenvolvimento socioeconômico.

Entre os assuntos a serem debatidos estão: acompanhamento da implementação do Marco Normativo relativo aos municípios transfronteiriços; infraestrutura e transporte entre o Amapá e a Guiana Francesa; cooperação em matéria de defesa e segurança; questões migratórias e consulares; educação e cultura; saúde; agricultura; meio ambiente e desenvolvimento econômico.

Também devem ser discutidos os encaminhamentos da IV Reunião do Conselho do Rio Oiapoque que aconteceu no último dia 28 de junho, em Oiapoque no extremo norte do Amapá. A reunião teve como objetivo dar efetividade às ações de cooperação atendendo à Declaração de Intenções assinada em Paris, no dia 14 de dezembro de 2012, entre Brasil e França.

CMT

A Comissão Mista Transfronteiriça faz parte do Acordo de Cooperação Mista, assinado em maio de 1996 e ratificado com o Plano de Ação da Parceria Estratégica, registrado e divulgado em fevereiro de 2008. 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá