Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 01 de junho de 2020 - 15:48h
Junho deverá ter chuvas acima da média, aponta meteorologia
Previsão é que chova até 300 milímetros este mês. Assim como em maio, a partir da segunda quinzena o volume de precipitações deve diminuir.
Por:
Foto: Maksuel Martins/Secom
No dia 1º de junho, choveu aproximadamente 20 milímetros na região metropolitana de Macapá

O primeiro dia do mês amanheceu com chuva em boa parte do estado, mostrando que em junho continuaremos a ter intensas precipitações.

De acordo com as previsões do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa), indicam para o mês de junho chuvas um pouco acima da média, ficando em torno dos 250 a 300 mm.

"Os dados apresentados neste primeiro dia do mês, pelos modelos meteorológicos, apontam que choveu aproximadamente 20 milímetros na região metropolitana, no arquipélago do Bailique, e em municípios da área central do estado", informou o meteorologista do Iepa, Jefferson Vilhena.

Segundo ele, mesmo com a expectativa de chuvas acima da média, deve haver uma queda do ritmo de precipitações nos últimos dias deste mês, assim como ocorreu na segunda quinzena de maio.

"Estamos entrando no período em que há uma diminuição gradativa das chuvas até o mês de agosto. Então são três meses, contando com o mês de maio, que essas chuvas tendem a diminuir até entrarmos no período de estiagem", reforçou.

As chuvas de maio fecharam praticamente dentro da média, que era de 361mm. O mês fechou cerca de 360 a 370 mm, ficando dentro do esperado.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá