quarta, 01 de abril de 2020 - 12:46h - 1749
Meteorologia prevê chuvas intensas para abril em todo o Amapá
Média pode ficar entre 350 e 400 mm na região metropolitana e nos municípios do sul do estado.
Por: Ailton Leite
Foto: Maksuel Martins
Macapá está entre as cidades que deve ter volume mais alto de chuvas no mês de abril.

As chuvas devem se intensificar em todo o estado durante o mês de abril. O Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa) prevê uma média de chuvas de 380 milímetros para a maior parte do estado.

Na região metropolitana, que compreende os municípios de Macapá, Santana e Mazagão, bem como nos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, essas chuvas podem variar entre 350 e 400 milímetros.

De acordo com o meteorologista do Iepa, Jefferson Vilhena, essa é uma estimativa que pode mudar ou não com o passar dos dias.

“Essa configuração pode mudar de acordo com o passar dos dias. A cada 15 dias, fazemos a verificação nos modelos meteorológicos que indicam o quantitativo de chuvas para essas regiões”, explicou o meteorologista.

Março

No mês de março, o núcleo registou média de chuvas entre 200 e 250 milímetros, principalmente na região metropolitana e nos municípios de Oiapoque, Pedra Branca do Amaparí e Serra do Navio, ficando abaixo da média prevista para o mês, que seria de 400 mm.

“Essa média de chuva acabou ocorrendo no restante dos municípios do estado, principalmente nas regiões do Bailique e Sucuriju”, frisou Vilhena.

Chuvas nas cabeceiras dos rios

O Núcleo de Hidrometeorologia ressalta que, por enquanto, ainda não há chuvas nas cabeceiras dos rios que possam provocar enchentes. Segundo o meteorologista, os modelos climáticos não estão indicando chuvas acima do normal nessas regiões dos rios.

“Conforme o que foi acompanhado, houveram poucas chuvas sobre as cabeceiras no mês de março, os rios continuam com seus níveis normais. Continuamos acompanhando para verificar se vai haver alguma alteração para os próximos dias”, concluiu o meteorologista.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá