sexta, 31 de julho de 2020 - 18:15h - 2034
Oficina orienta servidores sobre planejamento de compras e contratações para 2021 
O objetivo é que os setores estejam alinhados para que cada uma das etapas do processo aconteça de forma ainda mais célere. 
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: Maksuel Martins/Secom
Com a qualificação, os servidores ficarão ainda mais atentos a contratações e compras mais vantajosas para a administração pública,

Para padronizar aquisições de materiais e redefinir contratações de serviços para 2021, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou nesta sexta-feira, 31, uma oficina de Gestão de Compras. Na ocasião, servidores foram capacitados para elaborar termos de referência, projetos básicos, e acompanhamento da execução, controle e fiscalização de contratos de serviços continuados e de aquisição. 

O objetivo é que os setores estejam alinhados para que cada uma das etapas do processo aconteça de forma mais célere. É isso que vai definir, por exemplo, a compra de medicamentos, correlatos e insumos, além do fornecimento de alimentação, rouparia e lavandeira hospitalar, itens necessários para o funcionamento da rede estadual de saúde. 

Segundo a secretária-adjunta de Gestão da Sesa, Clélia Gondim, a oficina faz parte da elaboração do Plano Anual de Compras e Contratações da pasta, que está sendo elaborado desde o início de julho, visando melhorar a contratação de serviços e de materiais. 

“Trouxemos diretores administrativos de hospitais, responsáveis técnicos de centros cirúrgicos e setores que fazem o levantamento da necessidade da Sesa. Todos eles estão sendo capacitados para que possamos ter uma contextualização daquilo que é a nossa necessidade”, explicou a gestora. 

Com a qualificação, os servidores ficarão ainda mais atentos a contratações e compras mais vantajosas para a administração pública, usando os recursos com maior eficiência e assim melhorando a assistência prestada para a população. 

A servidora Maria Gonçalves Paula, responsável técnica pelos equipamentos médico-hospitalares do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), participou da oficina, para ela, foi uma oportunidade de esclarecer dúvidas e nivelar conhecimento. 

“Fico muito feliz, é um grande avanço ter conhecimento de que nós que estamos na assistência e usando esses equipamentos, podemos fazer e ainda aumentar o conhecimento sobre manutenção e administração. Hoje vou sair daqui sabendo no que posso ajudar a minha instituição, sabendo como conseguir informações e como resolver problemas”, disse. 

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