terça, 28 de maio de 2019 - 17:37h - 1443
14º Festival Brasil Sabor vai apresentar a gastronomia de todas as regiões do Brasil
Evento ocorrerá de 31 de maio a 2 de junho em Macapá; Pratos poderão ser degustados a R$ 12 e haverá oficinas, artesanato e apresentações culturais.
Por: Henrique Borges
Foto: Amilton Matsunaga/Abrasel
A Secretaria de Estado da Comunicação produziu um livro com as receitas que serão apresentadas no Festival

Entre os dias 31 de maio e 2 de junho, das 18h às 23h, acontece o 14ª Festival Brasil Sabor na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Macapá. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amapá (Abrasel), Sebrae, Prefeitura de Macapá e Governo do Amapá. O tema deste ano é “Original do Brasil - as cinco regiões do país no meio do mundo”.

Os pratos em forma de degustação serão servidos ao preço de R$ 12 reais. A entrada no Festival e as inscrições nas oficinas serão gratuitas. Os restaurantes que vão participar devem apresentar 20 receitas, que vão desde os burguers às sobremesas e pratos sofisticados. Alguns pratos que já foram foram certificados com com o Selo Amapá – Produto do Meio do Mundo – Amapá – Amazônia – Brasil, foram selecionados para participar do Brasil Sabor. E a Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agêcia Amapá) estará com um estande para atender os restaurantes interessados em receber a certificação. O Selo Amapá permite o reconhecimento nacional e internacional dos produtos de origem amapaense.

Umas das novidades é o livro ‘Segredos dos Chefs’, contendo todas as receitas dos pratos do Festival. A publicação foi produzida pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e distribuída no lançamento oficial do evento, há duas semanas. O livro também será distribuído durante os três dias de Festival para o público, mas também está disponível para donwload (clique aqui para baixar).

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) vai organizar uma feira de artesanato com as louçeiras do Maruanum e uma feira de produtos do campo. O público vai conferir também uma variada programação cultural com música e a entrega do “Prêmio Alcilene Cavalcante” aos melhores da gastronomia local, no Palco Tucupi.

Com a temática em foco para a valorização da culinária nacional, o evento propõe um “tour gastronômico” por meio da degustação de pratos com receitas inovadoras, utilizando ingredientes peculiares das cinco regiões do país. Por isso, foram convidados seis chefs de renome nacional para apresentações de aulas show e para participação na final do concurso “Chef de Talento”, que vai selecionar o melhor chef de cozinha de 2019. 

Restaurantes

Os restaurantes que participam do Festival Brasil Sabor representando a Região Norte são: Restaurante Divina Arte, Restaurante Bom Sabor, Restaurante e Churrascaria Sarney, Soul Bistrô, Mayumi Sushi Delivery e Delivery Burger; pela Região Nordeste: Restaurante Dom Garcia, Restaurante Cantinho Baiano, Rustic Hamburgueria Artesanal e Kátia Buffet; pela Região Centro-oeste: Wanted food Master, Salviano Charcutaria, Chopp da Vovó e Japan Restaurante; Já pela Região Sudeste: Sakaya Poker Bar, Royal Hotel & Gastronomia e Vó Katia. E pela Região Sul: Haus Bier – chopp artesanal e costelão gaúcho, 313 Restaurante e Kings Chef Hamburgueria.

Programação

Sexta-feira (31/5)

Cozinha Show

18h30 no Palco Tucupi

Chefs André Barros e Flora Santana

Cozinha Caipira na Amazônia: arroz de suã com açafrão da terra, tucupi e chicória do norte.

Mini Chefs

18h - Oficina de culinária para crianças - Sala Laranjal do Jari;

19h - Cerimonial de abertura do Festival Brasil Sabor;

19h45 - Foto oficial com empresários e chefs de cozinha;

20h - Prêmio Alcilene Cavalcante - melhores da gastronomia 2018;

18h às 23h - Tour gastronômico em 20 stands, feirinha de artesanato e feira de produtos do campo.

Sábado (1/6)

Mini Chefs

18h - Oficina de culinária para crianças - Sala Laranjal do Jari.

Cozinha Show

19h - no Palco Tucupi.

Chefs Dahoui e Valadares: Sabores do Brasil

20h - Apresentação cultural com Osmar Jr e Mauro Cotta (MPA e MPB);

18h às 23h - Tour gastronômico em 20 stands, feirinha de artesanato e feira de produtos do campo;

Domingo (2/6)

17h - Concurso Chef de Talento no Palco Tucupi;

18h - Oficina de culinária para crianças (Mini Chefs) - Sala Laranjal do Jari;

Cozinha Show

19h - no Palco Tucupi

Sommeliers Isadora Fornari e Maurício Maia:

Sabores Locais na coquetelaria e Café fora da xícara: utilização e preparo.

20h - no Palco Tucupi

Chef Solange Sussuarana e José Bogea (enófilo): Harmonização da culinária de raiz amapaense com bebidas: uma busca pela valorização de sabores.

21h - Apresentação musical (Sertanejo e Pop Rock nacional);

18h às 23h - Tour gastronômico em 20 stands, feirinha de artesanato e feira de produtos do campo;

22h - Cerimonial de encerramento e Premiação Chef de Talento;

23h - Encerramento.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá